19/06/2017

Poeta Zé Carlos do Pajeú é o vencedor do Prêmio Ariano Suassuna na categoria Mestres

Quando o assunto é reconhecimento da força poética de Tabira, os tabirenses têm tido muitos motivos para se orgulhar. Começou por Dedé Monteiro sendo reconhecido Patrimônio Vivo da Cultura Pernambucana. Mais recentemente, a Assembleia Legislativa reconheceu Tabira como a Capital Estadual da Poesia. E pra completar o “Baú” de alegrias, o poeta Zé Carlos do Pajeú foi vencedor do prêmio Ariano Suassuna na categoria Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres.

Impulsionado pelo trabalho que realiza à frente do Grupo Infância Rimada, o poeta tabirense fez sua inscrição e teve seu trabalho reconhecido. Em meio às homenagens pelo 90º aniversário de Ariano Suassuna, o Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da FUNDARPE, anunciou os vencedores nessa sexta-feira, dia 16.

O edital recebeu 66 inscrições de todas as macrorregiões do estado. “À luz do compromisso que Ariano sempre manifestou com o fazer artístico humanista e a defesa incansável da cultura popular como formadora da identidade do nosso povo, estamos reconhecendo iniciativas que contribuem para a transmissão de saberes e fazeres e ainda para a preservação da memória de nossas expressões populares”, comenta Marcelino Granja, secretário estadual de Cultura.

Os vencedores da categoria Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres receberão o prêmio de R$ 10 mil cada.

(Radar do Sertão)

0 comentários: