14/09/2014

DICINHA DO CALÇAMENTO REINICIA IMPORTANTE TRABALHO SOCIAL NA ÁREA DO ESPORTE COM JOVENS E ADOLESCENTES

(Por Heleno Trajano)




Ontem dia:13/09/2014, O blog trajandocidadania esteve registrando e acompanhando o reinicio de um importante trabalho social na área do esporte, desenvolvido pelo Amigo e 1º Suplente de vereador Dicinha do Calçamento com jovens e adolescentes da comunidade do sítio Oitis do município de Tabira.
Reinicio, porque este trabalho social já era desenvolvido por Dicinha, há bastante tempo, na sua Chácara no povoado de Campos Novos e Dicinha como é visionário, desportista nato e conhecedor que a prática do esporte é extremamente importante para auxiliar na qualidade de vida da criança e adolescente. Especialistas dizem que, quanto mais cedo à criança cria o hábito pelo esporte, menos propensão ela têm às doenças.

O esporte traz benefícios físicos e fisiológicos na formação corporal e estimulação do sistema cardiorrespiratório, trás também benefícios emocionais, pois as crianças e os adolescentes poderão testar as suas capacidades motoras, emocionais e benefícios sociais, aprendendo os limites e os comportamentos importantes na convivência social com outras crianças e adultos abrindo porta para a sociabilidade, contribuindo para a educação, para o convívio e desenvolve a aprendizagens que serão úteis para o resto de sua vida, começando a aprender a lidar com o próximo, seja ele o parceiro, o adversário, o professor ou o técnico. Aprender a obedecer regras, a relação causa – consequência: “Se eu treino fico bom, se não treino, estou fora”, “Se não me dedicar não tenho chance de vencer”, etc.

“Aprende-se também, a responsabilidade para com o grupo, não dá para “dormir mais um pouquinho” no dia da competição, deixando os companheiros ‘na mão”. E assim que Dicinha comprou uma propriedade no sítio Oitis, a primeira coisa foi fazer um campinho de futebol e reunir as crianças e jovens da já referida comunidade para praticar o esporte, a famosa “pelada” que acima de tudo traz cidadania e formação para á vida.

Parabéns Amigo Dicinha do Calçamento, não é atoa que você atua há tanto tempo nesta área social e sabemos da sua dedicação como pessoa e como homem público, para com a nossa população, especialmente os mais carentes de ações sociais.

0 comentários: