11/11/2011

Em nota, professora repudia seleção das escolas no Programa Ganhe o Mundo

A professora da Escola Estadual Pedro Pires Ferreira, em Tabira, Maria José dos Santos divulgou, na manhã desta quinta-feira, uma nota de repúdio ao Secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Stevens Leônidas Gomes.
Confira, na íntegra, a nota de repúdio:
NOTA DE REPÚDIO DA PROFª Mª JOSÉ EM RELAÇÃO AO PROGRAMA GANHE O MUNDO, ENVIADO AO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL
Tabira, 10 de Novembro de 2011.
Ilmº Sr. Secretário de Educação Anderson Stevens Leônidas Gomes.
Apraz-me cumprimentá-Lo cordialmente.
Impressionou-me muito saber sobre o Programa Ganhe o Mundo pois só quem entende a relevância do domínio de uma segunda língua para a promoção do cidadão e aperfeiçoamento para o mercado do trabalho é que pode dar o devido mérito a essa brilhante ação do governo.
Logo, a oscilação entre a admiração pela iniciativa do governo e o repúdio frente a divulgação das escolas selecionadas sem apresentação de critérios sólidos de escolha, tem permeado meus dias.
Está claro que o Programa é destinado também ao Ensino Médio Regular como vemos no texto abaixo:
“O programa vai beneficiar 24 mil alunos (20 mil para inglês e 4 mil para espanhol) de 273 escolas de 124 municípios pernambucanos. Poderão participar estudantes do 1º ano do ensino médio regular, semi-integral, integral ou das escolas técnicas estaduais. As vagas serão preenchidas pelos estudantes que obtiverem a melhor média global nos primeiros bimestres deste ano letivo. Ao todo, serão formadas 800 turmas com 30 alunos.”
Fonte- http://www.educacao.pe.gov.br
O que mais me indigna é a falta de argumentos convincentes para a ESCOLHA de uma escola e a EXCLUSÃO de outras. Vou ratificar meu pensamento. Escrevo com o objetivo de reclamar sobre a falta de transparência nos critérios para a seleção das escolas no Programa Ganhe o Mundo, ou pelo menos, pela não apresentação destes.
Ao mesmo tempo aproveito o ensejo e convido-vos a uma reflexão sobre a conseqüência dessa atitude impensada que lamentavelmente confirma ainda mais a predileção do governo por determinadas escolas na distribuição de políticas públicas, o que acaba gerando 2 redes de ensino dentro de uma mesma rede. Se o meu aluno, e é por ele que estou escrevendo, é do Ensino Médio Regular, e está claro acima que o programa é também pra ele, que critérios foram utilizados para que as noventa vagas de Tabira – GRE Sertão do Alto Pajeú- fossem centralizadas em uma única instituição de ensino?
Os estudantes do 1º Ensino Médio das outras duas escolas estaduais são ou não estudantes da rede estadual?
Peço encarecidamente que poupem-me dos argumentos sem fundamentos, pois justificar que é porque a demanda da escola Y é maior do que a da escola X é um insulto a minha capacidade de raciocínio.
A reflexão que vos convido a fazer é sobre a IGUALDADE DE OPORTUNIDADES. A partir do momento em que ajo dessa forma dou a todos os alunos do 1º Ensino Médio da rede estadual de ensino a OPORTUNIDADE de competir de forma IGUAL pela vaga?
Como professora, e formadora de opinião, gostaria muito de retomar o primeiro sentimento frente a essa iniciativa , o de admiração e respeito.
Por isso solicito encarecidamente que seja feita uma mudança na listagem de escolas contempladas para o Programa Ganhe o Mundo ou no texto que foi publicado no site da SEDUC afirmando, lamentavelmente mais uma vez, que essa ação é restrita a determinadas escolas.
Eu acredito, e quero continuar acreditando, na capacidade que vossas senhorias têm de receber uma crítica e apresentar argumentos dignos de aplausos. Se assim o fizerem; dar-me-ei por satisfeita.
Finalizo lembrando que esse sentimento de insatisfação não é só meu. Também comungam dele estudantes, professores, pais e gestão das escolas que trabalho .
Peço que perdoe-me, se durante o meu desabafo vos ofendi , não é esta minha intenção, desejo simplesmente reivindicar um direito dos meus alunos que com a mesma velocidade em que foi dado, foi tirado. Não sei como, nem o porquê.
Atenciosamente,
Maria José dos Santos Costa
Profª Língua Inglesa – Escola Estadual Pedro Pires Ferreira
Coordenadora Pedagógica – Escola Estadual Máxima Vieira de Melo

0 comentários: