02/03/2013

CANTILENA DA INGAZEIRA VIRA FOCO DE RESISTÊNCIA CULTURAL NO PAJEÚ


Este blogueiro esteve nesta sexta em Ingazeira, onde aconteceu a décima edição da Cantilena. O evento, idealizado pelo Padre Luis Marques Ferreira, reúne todas as primeiras sextas feiras de cada mês artistas da reunião do Pajeú.

Nesta edição, estiveram presentes além de declamadores, atrações musicais como o grupo “Os Chorões do Pajeú”, que deu um show. Também houve a participação da dupla de irmãos repentistas Edesel e Severino Pereira, mantendo a tradição de um sertão de repentistas.


O evento foi oportunidade de lançamento do CD independente “O Sertão de Nós Dois”, de Alexandre Moraes e Genildo Santana, com belas declamações, viajando pelas paisagens sertanejas, a saudade, a resistência e figuras simbólicas como Dom Francisco.Um lindo trabalho!

As Meninas da Ingazeira e Delmiro Barros também participaram desta edição, que ajudou a consolidar ainda mais a Cantilena como símbolo de resistência cultural no Sertão.


De “passar de olho”, vimos reunidos nomes de toda a região. Só para exemplificar, Dedé Monteiro, Margarida Pereira, Gilson Malaquias, Nego Cí, Niedson Amaral, Edgley Freitas, Gonga Monteiro, Vinicius Gregório, Dudú Morais, Wellington Rocha, Manezinho, Pedro Tunu, Sebastião Dias, Sílvio Rafael, Tito Barbosa, Michelli Martins, Fabrício Ferreira, Margareth de Iguaraci foram apenas alguns dos nomes presentes, além do grande número de espectadores da Cidade Mãe do Pajeú.


“Nosso sonho é trazer Vital Farias na comemoração de um ano do projeto”, disse um eufórico Padre Luizinho, que como poucos, sabe sintetizar tão bem fé e cultura, que no Sertão são tão ligadas, de Gonzagão a Padre Cícero, de Dedé a Dom Francisco...

As fotos foram gentilmente cedidas por Cláudio Gomes


Por Nill Júnior

0 comentários: