16/11/2013

Tabirenses participam de Evento da Mary Kay em Aracaju - SE




Em nota, Arimatéia defende a postura do Vereador Val e diz que veículos de comunicação querem desviar o foco

Tenho observado que questões importantes abordadas pelo Vereador Val do bar na tribuna, têm causado alguns melindres. Parece que alguns “bem nascidos” de Tabira, não acostumados ao debate, ficam bem chocados com a forma que o Vereador Val coloca suas preocupações com o mal uso de bens da Câmara, como o de transportes, por exemplo, para fins particulares.

Acusado de está favorecendo seu filho, por, segundo o que os seus acusadores colocaram, o seu filho estar de carona num dos veículos da câmara, Val esclareceu não estar ciente do ocorrido e afirmou que uma vez isto tenha ocorrido de fato, o responsável pela infração legal é a pessoa que ofereceu a carona. Aproveitando o gancho de seu esclarecimento, o Vereador trouxe à tribuna informações de que veículos da Câmara surgem com avarias após serem usados por pessoas nada cuidadosas, sem que ninguém seja responsabilizado por isto, ficando o prejuízo para a casa, e em consequência, para o erário publico.

Que o uso de bens públicos para fins pessoais de suposto caráter eleitoreiro, assim como, o não zelo no uso de equipamentos e bens públicos, implicam em responsabilização e reparação de danos causados é sabido de todos, ninguém tem dúvidas disto. Também, ao que me parece, é natural que, uma vez tenha surgido o problema, qualquer parlamentar possa trazer à tribuna, ao conhecimento da casa e cobrar as devidas providências dos responsáveis. Tudo isto é muito saudável e democrático.

Só não entendo porem, a reação tanto de alguns membros “polidos” da Câmara, como de veículos de comunicação aparelhados que para desviar o foco do que realmente é importante na discussão para Tabira, passam a atacar o Vereador, chamando-o de briguento, sem modos e boas maneiras, invocando para ele a “DIPLOMACIA” como ferramenta na defesa dos interesses do cidadão tabirense. Não dispensando a diplomacia nas negociações e no trato politico, mas, ÀS FAVAS A DIPLOMACIA DE CABESTRO DOS POLIDOS E BEM NASCIDOS DE TABIRA!

LANÇAMENTO DO CD LOUVORES QUE MARCARAM MINHA VIDA (IRMÃO BETINHO)

O tabirense Irmão Betinho Lançou seu CD, nesta sexta feira 15-11,na Sede Assembléia de Deus em Tabira que tem por título “Os Louvores que marcaram minha vida”. Este CD tem a finalidade de angariar recursos para a reforma do Templo Matriz da Assembleia de Deus em Tabira.

PREFEITO DE ITAPETIM COMEMORA SELO UNICEF


Selo Unicef - Van - Ascom - JP (1)
Arquimedes, Marcones Libório, Ângelo Ferreira e Adelmo Moura
O prefeito do município de Itapetim (PE), Arquimedes Machado (PSB) comemorou o fatode o município ter recebido o ‘Selo Unicef – Município Aprovado’. A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Campos (PSB) e foi realizada no Teatro Guararapes, marcando o lançamento da edição 2013-2016 do mesmo prêmio.
Arquimedes foi convidado para receber o selo, representando todos os municípios contemplados. Na ocasião, o prefeito também recebeu a chave de uma van, do Governo do Estado de Pernambuco. O veículo foi doado ao município em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no período de 2009 a 2012, na gestão do ex-prefeito Adelmo Moura, que também participou da cerimônia.
“O município de Itapetim tem desenvolvido importante ações em busca da melhoria do bem estar social de crianças e adolescentes. Adelmo merece o nosso reconhecimento pelo trabalho que foi iniciado em seu governo. A articuladora do Selo Unicef, em nosso município, Betânia Viana, também teve uma participação imprescindível para essa conquista”, ressaltou o prefeito.

Além de Arquimedes, Adelmo e Betânia, a secretária de Educação e Cultura, Edna Rangel, e a secretária de Saúde, Edilene Machado, participaram do evento.
(Por )

EM 2014 TABIRA TERÁ O BLOCO DE CARNAL DO SANTA CRUZ, E VOCÊ TRICOLOR É QUEM VAI ESCOLHER O MODELO.

UM GRUPO DE AMIGOS ESTÃO LANÇANDO UMA ENQUETE DESTAS TRÊS CAMISAS PARA BRINCAR O CARNAVAL EM TABIRA-PE.



SE VOCÊ É TRICOLOR DE VERDADE, ESCOLHA QUAL O MODELO
SERÁ MELHOR PARA BRINCARMOS O CARNAVAL 2014
(MAS VOTE APENAS UMA VEZ)

PARA VOTAR É MUITO FÁCIL, ESCOLHA UMA DAS TRÊS OPÇÕES NA ENQUETE
NA LATERAL DIREITA DO BLOG. 



Sindusgesso e Ministério Público querem revolucionar sistema produtivo no Polo Gesseiro


O Sindicato das Indústrias do Gesso (Sindusgesso) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) planejam promover uma verdadeira revolução nos processos produtivos do Polo Gesseiro da região do Araripe. A meta é fazer com que todas as indústrias do setor utilizem tecnologias que possibilitem o total reaproveitamento do gesso por meio da adoção do conceito da "Plataforma Berço ao Berço".

Também conhecida como Economia Circular, essa plataforma prevê um processo de produção, uso e descarte de uma maneira cíclica onde não se produz resíduo. Na lógica circular não há descarte. Tudo que sobra tem uma forma útil para outro ciclo, em um fluxo de materiais que se transformam.

Como parte do processo de implantação dessa revolução verde, o Sindusgesso e o MPPE estão trazendo a Pernambuco a maior autoridade mundial em Economia Circular. Trata-se do químico alemão Michael Braungart, um especialista em desenvolvimento sustentável e reutilização de resíduos. Ele será o palestrante principal do "Seminário Internacional Além da Sustentabilidade" sobre reciclagem de resíduos que será realizado de 17 a 21 de novembro, no Centro Tecnológico do Gesso em Araripina. A palestra magna será no dia 18, às 18h30.

Durante os cinco dias do evento, Braungart cumprirá uma agenda técnica e científica com mais de 150 empresários do polo gesseiro, promotores ambientais, representantes de governos federais, estaduais e municipais, acadêmicos e pesquisadores.

Os participantes irão discutir novas alternativas para os modelos de desenvolvimento sustentável do Araripe, região onde está localizado o Polo Gesseiro que produz 97% do gesso consumido no Brasil. São 39 minas de gipsita ativas, 162 fábricas de gesso calcinado e 726 unidades fabris de prémoldados que geram cerca de 13.800 empregos diretos e 68.000 indiretos.

COODAPIS APRESENTA SEUS PRODUTOS NA 72ª EXPOSIÇÃO NORDESTINA DE ANIMAIS NO RECIFE


COODAPIS vai marcar presença na 72ª Exposição Nordestina de Animais no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife. neste domingo dia 17.

A COODAPIS vai apresentar o seu mel que já é bastante conhecido no mercado como também a castanha de caju de Santa Terezinha-PE.

A entrada do público é gratuita. Consolidada como a maior feira do segmento do Norte-Nordeste, a mostra, realizada pela Sociedade Nordestina dos Criadores, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária - SARA, deve receber mais de 300 mil visitantes e gerar cerca de R$ 35 milhões em negócios. O evento, que terá abertura solene no domingo, às 16 horas, reunirá cerca de cinco mil animais, entre bovinos, caprinos, ovinos e equinos de alta qualidade genética.

15/11/2013

Compesa atende pleito de Tabirenses e cancela contas de novembro

Membro da Comissão Popular em defesa do abastecimento de Tabira, o contador José Augusto Freitas(Zéu), em sua página social do Faceboook revelou que “as contas de água que venceram agora no mês de novembro foram canceladas”, de acordo com informações de Compesa. Zéu também esclareceu que quem já efetuou o pagamento da fatura, será ressarcido pela estatal. “Não vai ser preciso pagar a conta e quem já pagou o valor vai ser creditado no mês seguinte, quando o abastecimento for normalizado.


Anchieta Santos
Tabira em Debate

Governador entrega a Tabira selo Unicef e uma ambulância



O governador Eduardo Campos, ao lado da primeira dama, Renata Campos, participou, nessa quinta-feira (14/11), da entrega do “Selo Unicef – Município Aprovado”, que nesta edição contemplou 31 municípios pernambucanos que realizaram trabalhos referente ao período de 2009 a 2012. O prêmio é um reconhecimento internacional aos projetos que buscam a melhoria do bem estar social de crianças e adolescentes. A solenidade aconteceu no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Eduardo destacou o reconhecimento da Unicef às gestões municipais e fez a entrega simbólica de ambulâncias tipo vans para cada um dos prefeitos presentes. “É um prêmio importante. Apesar de todas as dificuldades de se gerir um município hoje, com tantas restrições no orçamento, esses gestores ainda conseguem receber um reconhecimento como esse.”, disse o governador.

Também participaram da solenidade deputados, secretários estaduais, servidores públicos e representantes da sociedade civil, além da cantora Fafá de Belém, que é Amiga da Criança e do Adolescente para o Selo Unicef pela Amazônia Legal.

Os municípios premiados foram: Afrânio, Agrestina, Alagoinha, Aliança, Angelim, Arcoverde, Bezerros, Cabrobó, Caruaru, Correntes, Glória do Goitá, Granito, Itacuruba, Itapetim, Jucati, Jupi, Limoeiro, Pedra, Petrolândia, Petrolina, Riacho das Almas, Salgueiro, Santa Terezinha, São Caetano, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Tabira, Tacaratu e Triunfo.

SERRA TALHADA: AGÊNCIA DOS CORREIOS É ASSALTADA E GERENTE, SEQUESTRADO

O gerente dos Correios de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, sofreu um sequestro na noite desta quinta-feira (14).

De acordo com a Polícia Civil, ele estava em um carro indo para um clube da cidade com o filho menor de idade, quando bandidos pararam o veículo e assumiram a direção.

Em seguida, levaram o filho dele para um matagal e o deixaram lá com outros bandidos. Depois foram até a casa do gerente para que ele pegasse as chaves da agência.

Ainda segundo a polícia, os bandidos obrigaram o gerente a abrir a agência que fica na Rua Cornélio Soares, no centro da cidade, e arrombaram o cofre roubando cerca de R$ 40 mil.

Depois de pegar o dinheiro, o homem foi levado de volta ao matagal e deixado junto com o filho.

A polícia informou também que cerca de oito homens participaram do crime e que ninguém foi preso. A Polícia Federal fará perícia no local e deve seguir com as investigações.

Do G1
nill Júnior

Nada consta! Inquérito contra Professor Adeval Soares é arquivado

O Professor Adeval Soares do Nascimento estava sendo investigado sob acusação de supostas irregularidades administrativas no período em que foi diretor da Escola Arnaldo Alves Cavalcanti em Tabira.

Por falta de provas, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco decidiu arquivar o procedimento. A Portaria contendo a decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado pela Gerência Geral de Desenvolvimento de Pessoas que “aponta não haver documentos probantes de irregularidade nas prestações de contas, no período em que o servidor era diretor”.
(Radar do Sertão)

TABIRA É DESTAQUE NO JUDÔ EM FORTALEZA


Tabira, sertão de Pernambuco é destaque no judô com a professora Socorro Ramalho e os alunos em 1º lugar Vitor Olegário, e medalhas para Maria Karolaine, Jessica, e Clesiane”, as mesmas conquistaram cinco medalhas um ouro uma prata e quatro bronze e a medalha de bronze no mundial com a professora Maria do Socorro.

AS NOTÍCIAS DA IMPRENSA NA LINGUAGEM DO CORDEL

AS NOTÍCIAS DA IMPRENSA NA LINGUAGEM DO CORDEL
 
CONDOMÍNIOS CULTURAIS
É SAÍDA IMAGINADA
É A NAÇÃO DESPERTANDO
PARA INÍCIO DA JORNADA
NÃO MAIS IMENSOS VAZIOS
COMO TRISTEZA DE RIOS
SEM CORRENTEZA, SEM NADA...
Alberto Oliveira
 

PROJETO REGISTRADO. USO SOB LICENÇA
PROJETO CULTURA DA TERRA: TODOS OS MUNICÍPIOS.
NO DESERTO QUE É ESTE PAÍS, QUERO OÁSIS POR TODA ESTA NAÇÃO.
Contato – Alberto Oliveira - Tel. 55 81 34239068.

Shows todos os dias na 72ª Exposição Nordestina de Animais


 De 17 a 24 de novembro, a 72ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ENAPD reúne o setor agropecuário da região no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife. A entrada do público é gratuita. Consolidada como a maior feira do segmento do Norte-Nordeste, a mostra, realizada pela Sociedade Nordestina dos Criadores, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária - SARA, deve receber mais de 300 mil visitantes e gerar cerca de R$ 35 milhões em negócios. O evento, que terá abertura solene no domingo, às 16 horas, reunirá cerca de cinco mil animais, entre bovinos, caprinos, ovinos e equinos de alta qualidade genética.

Como acontece todos os anos, diariamente haverá uma programação de shows, com entrada gratuita, começando sempre às 18 horas. Além dos estandes com artigos agropecuários, a Exposição também apresenta pavilhões com feira de artesanato, parque de diversões e praça de alimentação. O horário de funcionamento do Parque durante o evento será das 8h à meia noite.


Programa de Shows - 72ª Exposição Nordestina de Animais

dia 17 - 18 h

- DJ Jesus

- Luminá

- Jorge de Altinho

Dia 18 - 18 h
- Forró Pé de Serra
- DJ Jesus


Dia 19 - 18 h
- Forró Pé de Serra
- DJ Jesus


Dia 20 - 18 h
- DJ Jesus
- Los Primos
- Amor Verdadeiro


Dia 21 - 18 h
- DJ Jesus
- Chama do Brega
- Brega.com


Dia 22 - 18 h
- Nadja Maria
- Irah Caldeira
- Petrúcio Amorim


Dia 23 - 18 h
- Marcílio Monthier
- Swing do Amor
- Conde e Banda Só Brega
- Paulo Márcio

Dia 24 - 18 h
- Caravana Fazer Brincar
- Wil e Banda
- Labaredas
- Adilson Ramos

  Veja as atrações da Exposição

Fundo de Apoio aos Municípios assegura mais de R$ 14 milhões para o Sertão do São Francisco

Recursos são assegurados pelo Governo do Estado e priorizam obras de infraestrutura

Os sete municípios que compõem a Região de Desenvolvimento (RD) do Sertão do São Francisco foram beneficiados pela liberação de mais de R$ 14 milhões em recursos estaduais para a realização de obras de infraestrutura que promovam a melhoria da qualidade de vida das populações urbanas e rurais. Os investimentos são provenientes do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e foram repassados a todas as prefeituras que apresentaram projetos em áreas específicas, a exemplo da educação, saúde, segurança, desenvolvimento social, meio ambiente e sustentabilidade. No São Francisco passam por execução 14 obras estruturadoras com recursos do FEM.

Na região, as obras priorizam a pavimentação de diversas ruas e avenidas nas sedes e distritos municipais, recuperação de estradas vicinais, construção de praças e reforma e ampliação de escolas e hospitais. Serão beneficiadas as cidades de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Do Litoral ao Sertão todos os 184 municípios pernambucanos foram atendidos com investimentos totais de R$ 129,7 milhões distribuídos entre 437 planos de trabalho aprovados.

VEREADOR PARTICIPA DA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM SAÚDE DE PERNAMBUCO

Na manhã desta Quinta-Feira o Vereador - PT Aristóteles Monteiro, participou da reunião com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Pernambuco em Saúde, com o objetivo de discutir os direitos quanto a produtividade e licença prêmio dos servidores de Tabira-PE.

Minha meta é defender os trabalhadores de saúde de Tabira, se estiverem no seu direito, estarei lutando por vocês. (Disse o Vereador).

14/11/2013

DILMA VETA PROJETO QUE CRIARIA NOVOS MUNICÍPIOS


Presidente vetou integralmente o PL 98/2002 que criava, incorporava, fundia e desmembrava municípios alegando que a proposta contraria "o interesse público"; a matéria foi devolvida hoje ao presidente do Legislativo, Renan Calheiros (PMDB-AL), que terá que colocar o veto para a análise dos deputados e senadores

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei 98/2002 que criava, incorporava, fundia e desmembrava municípios. No despacho presidencial ao Congresso, publicado hoje em edição extra no Diário Oficial da União, Dilma diz que a proposta de lei devolvida ao Congresso contraria "o interesse público". A matéria foi devolvida hoje ao presidente do Legislativo, Renan Calheiros (PMDB-AL) que terá que colocar o veto para a análise dos deputados e senadores.

Segundo o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda ponderou que a medida expandiria "a expansão expressiva do número de municípios" o que acarretaria no aumento das despesas do Estado com a manutenção da estrutura administrativa e representativa. O ministério ponderou, ainda, que o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas que permitam a cobertura dos novos gastos, "o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica".

INGAZEIRA SE DESPEDIU DO CABO PEDRO VIEIRA (PEDUCA)

A dor e comoção fizeram parte do sepultamento do Cabo da Policia Militar Pedro Vieira de Moraes (Peduca), falecido na madrugada da terça feira 12, no Recife. O cortejo com aproximadamente 1.000 pessoas entre eles; Militares, estudantes e amigos saiu da praça central, passando pela igreja matriz onde foi feito a recomendação do corpo pelo Reverendo Padre Luiz Marques Ferreira e depois seguiu ao cemitério São Judas Tadeu.
Enquanto o cortejo fúnebre seguia pelas ruas de Ingazeira, no sertão de Pernambuco, os sinos da igreja badalavam em um toque lento quebrando o silêncio da multidão triste que acompanhava o corpo do militar. O que foi curioso, é que não teve toque de corneta e nem uma bandeira para os familiares.
Companheiros fardados e sem fardas seguiram em silêncio o cortejo, mas nas memórias lembravam do companheiro e de suas atitudes como militar.
Com muitas e enormes coroas de flores, o corpo de Peduca foi sepultado a exatamente 17h30.
Peduca, como era popularmente conhecido, tinha 47 anos e estava na Polícia Militar há 25 anos, faltando apenas cinco para se reformar. Deixou esposa, duas filhas, um filho e uma neta.
De Carnaíba, estiveram presentes o ex prefeito José Francisco Filho (Didi) e sua esposa Ione Francisco para quem Peduca trabalhou como segurança por quase 01 ano, o Sargento Diolino Souza, Dário Salvador, Cabo João Vianney, o produtor Wilton, o soldado Nóbrega, o músico Genailson, o blogueiro Cauê Rodrigues, Ruberval Lira e o suplente de vereador Nuno Lira, que era amigo pessoal de Peduca.
Amigos do time da Associação Sênior Afogadense (ASA), time que Peduca atuava como meio-campo também estiveram no sepultamento.

13/11/2013

Aeronáutica instala ponto de comunicação em São José do Egito


Aeronáutica instala ponto de comunicação em São José do Egito (Foto: Genarks Oliveira | GEC)Ponto de comunicação da Aeronáutica instalada no Parque de Exposição José Custódio de Lima (Foto: Genarks Oliveira | GEC)
Entre os dias 4 e 15 novembro, o Nordeste brasileiro vai ser palco do maior exercício de guerra aérea da América Latina. A CRUZEX Flight 2013 reunir 90 aeronaves do Brasil e de mais oito países nas Bases Aéreas de Natal e do Recife.

De acordo com o Major Cláudio da Costa Silva, além de São José do Egito, terá pontos de comunicação da Aeronáutica nas cidades paraibanas de Caicó, Souza, Pau dos Ferros e Natal.
 
 
Na sua sétima edição, a CRUZEX reunir mais de dois mil homens e mulheres, entre aviadores, mecânicos, forças especiais e pessoal de apoio. O objetivo será treinar estratégias e táticas da guerra aérea moderna no contexto de uma coalizão.

"Apesar da CRUZEX ser um treinamento, a segurança e defesa do exercício são reais”, a frase é do Capitão Fernando Maurício Gomes, Coordenador de Célula de Comando e Controle da Force Protection, “Proteção da Força” em português. A tropa de Infantaria da Aeronáutica atua, tanto para garantir a preservação das locações, quanto das aeronaves envolvidas na operação, além de evitar o acesso indevido de pessoas a setores restritos.
Movimentando cerca de 200 militares, três Batalhões de Infantaria (Binfae/Recife, BINFA 22/BANT e BINFA 44/BAFZ), o Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR) e o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), a Force Protection utiliza controladores de acesso, uma ampla rede de vigilância eletrônica e força de patrulhamento motorizada pronta para ser acionada a qualquer momento. Cães de guerra e unidades contra-incêndio completam as opções da unidade na segurança e defesa da operação CRUZEX 2013.

“A Force Protection tem a missão de manter o ambiente seguro e protegido pra que todas as missões e atividades sejam desenvolvidas como planejado pela Direção do exercício”, explica o Tenente-Coronel João Carlos Gouveia, Coordenador Geral de Force Protection. “Os desafios para esse tipo de operação são muito grandes. Nós temos que atuar de forma a não interferir na atividade aérea, mas protegê-la. Quando os aviões estão estacionados são mais vulneráveis e cabe a nós a responsabilidade de protegê-los”, completa.SÃOJOSEDOEGITO.COM/GNARK'sOLIVEIRA

(Blog Marcelo Patriota)

GOVERNO LANÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA E DE COLO UTERINO

Ao longo dos últimos anos, o Governo de Pernambuco investiu no fortalecimento da rede de prevenção e controle do câncer de mama e do colo do útero, tendo como alvo principalmente as mulheres acima de 25 anos. Apesar da ampliação da rede de atendimento, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 2.190 novos casos de câncer de mama e 970 de câncer uterino poderão ser registrados no Estado até o final do ano. Na tentativa de reverter esse cenário, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, responsável pela comunicação institucional, aprovou a campanha publicitária que tem como carro-chave um vídeo de 60 segundo, intitulado “O que você diria se pudesse dar um último recado ela?”. Nele, são retratados depoimentos emocionados de pessoas que perderam familiares para a doença. O vídeo será exibido nos principais canais de televisão até o final do mês.

Entre as diversas iniciativas de prevenção à doença, realizadas pelo Estado, foram criados programas de qualificação profissional e de descentralização e ampliação da rede de laboratórios que realizam exame de mamografia e de citopatológico cérvico-vaginal. Este último, permitindo um crescimento de 371,4 mil no volume de testes realizados anualmente. O Governo implantou, ainda, um serviço de Cirurgia de Alta Frequência (CAF) nos hospitais regionais do Estado, proporcionando um melhor atendimento nos caos onde são necessárias intervenções cirúrgicas. Assista ao vídeo CLIQUE NO LINK.http://bit.ly/1eLRpKH

CASA DAS JUVENTUDES DE TABIRA – PE PROPORCIONA CURSO DE COMPUTAÇÃO AOS JOVENS TABIRENSES.

A Prefeitura Municipal de Tabira através da Casa das Juventudes proporciona Curso de Computação a Juventude Tabirense. As aulas de Informática acontecem na Secretaria da Juventude de Segunda a Quinta – Feira. “É relevante o Curso de Computação que é oferecido aos Jovens do nosso município, além de aproximá-los do mundo da Informática que é muito presente nas nossas vidas, abre também portas para o Mercado de Trabalho”. Diz o Secretário da Juventude, José Carlos Lima.


PRIMEIRA MÃO : JUSTIÇA DETERMINA CASSAÇÃO DE PATRIOTA E LÚCIA NO CASO DA PASTA VERMELHA

A Juíza Maria da Conceição Godoi Bertolini acaba de publicar a cassação do prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, sua vice, Lúcia Moura e o presidente da Câmara, Augusto Martins.

“Ante o exposto, por tudo mais que consta nos autos e atenta à legislação e aos princípios gerais de Direito, com esteio no art. 269, I, do Código de Processo Civil, Julgo PARCIALMENTE PROCEDENTE o pedido exordial, para:

1) DETERMINAR A CASSAÇÃO DOS DIPLOMAS CONCEDIDOS AOS REPRESENTADOS JOSÉ COIMBRA PATRIOTA FILHO, LÚCIA DE FÁTIMA LIMA DE MOURA e AUGUSTO SEVERO MARTINS DA FONSECA, enquanto eleitos nas Eleições Municipais de 2012 para os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador, respectivamente, desta cidade de Afogados da Ingazeira, e o PAGAMENTO DE MULTA NO VALOR DE R$ 5.000,00 (cinco mil reais), para cada um, DECLARANDO-OS, AINDA, INELEGÍVEIS para as eleições a se realizarem nos 08 (oito) anos subsequentes à Eleição Municipal de 2012, com fulcro no art. 41-A, e parágrafos, da Lei nº 9.504/97, art. 77, e parágrafos, da Resolução TSE nº 23.370/2011, c/c o art. 1º, I, “j” , e art. 22, ambos da Lei Complementar nº 64/90;

2) DECLARAR NULOS OS VOTOS VÁLIDOS CONFERIDOS À CHAPA MAJORITÁRIA, JOSÉ COIMBRA PATRIOTA FILHO e LÚCIA DE FÁTIMA LIMA DE MOURA, COM A CONSEQUENTE REALIZAÇÃO DE ELEIÇÃO SUPLEMENTAR, a teor do que determina os arts. 222 e 224, ambos do Código Eleitoral;

3) DETERMINAR À REPRESENTADA JANAÍNA CAMPOS SÁ MENDONÇA o PAGAMENTO DE MULTA NO VALOR DE R$ 5.000,00 (cinco mil reais), com fulcro no art. 41-A, e parágrafos, da Lei nº 9.504/97, e art. 77, e parágrafos, da Resolução TSE nº 23.370/2011;



4) Com esteio no mesmo art. 269, inciso I, parte final, do Código de Processo Civil, julgar IMPROCEDENTE o pedido constante na exordial em relação à representada MARIA LUZINETE XAVIER DE ALMEIDA, por insuficiência de provas.

Por Nill Júnior

POETAS E DECLAMADORES SE APRESENTAM NO D'IVERSO EM ITAPETIM

A Associação Cultural dos Artistas de Itapetim – Assoc’Arti promoveu no último final de semana no Ventre Imortal da Poesia, mais um “Itapetim Diverso”, em sua terceira edição, tendo como artista homenageado o artesão “Manoel Bezerra Cavalcante (Seu Til)” contando com a participação de diversos poetas declamadores da região do Pajeú. Na ocasião foi feito o lançamento do CD de Declamação “Retrato 3 x 3” dos poetas: Alexandre Moraes de Afogados da Ingazeira, Genilson Santana de Tabira e Zé Adalberto de Itapetim, que foi realizado com bastante sucesso. Tivemos também a presença do poeta e cantor “Galego do Pajeú” fazendo declamações.O público acompanhou atento e com muitos aplausos, todos os artistas que passaram pelo palco da Praça Simão Leite Ferreira. O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Itapetim e serão repetidos todos os meses O presidente da ASSOC’ART, Antônio Lucena, se diz otimista com a realização dos próximos eventos e já articula as atrações do mês de dezembro.
A Assoc’Arte agradece a presença de todo público que vem apoiando a nossa cultura. Itapetim vem sendo uma referencia nas manifestações culturais que vem acontecendo em todo Pajeú.



 Por Marcello Patriota 

12/11/2013

CIOSAC ERRADICA MAIS UM PLANTIO DE MACONHA IRRIGADO COM ÁGUA DESVIADA DE ADUTORA

Após policiais militares do Grupo Tático Aéreo (GTA) e profissionais da Compesa sobrevoarem setores por onde passa a adutora que abastece a cidade de Salgueiro com águas do Rio São francisco, foi verificado, que nas proximidades do povoado conhecido como Conçeição das Criolas, zona rural de Salgueiro, existia mais um plantio de maconha e que provavelmente estaria sendo irrigado por ligações clandestinas de água. Diante de tais informações,domingo 10 de setembro, equipes da CIOSAC e funcionários da compesa se deslocaram até o local e após fazerem buscas em meio à caatinga localizaram no sítio conhecido como Fazenda Vareda Grande, uma roça com aproximadamente 11.500 pés de maconha e como já era previsto, irrigada com água desviada da adutora. Que no local foi localizado também aproximadamente 1kg da erva pronta para o consumo. Apesar de ter sido feitas incursões na caatinga no intuito de capturar os cultivadores, nenhum elemento foi preso,não sendo possível identificar o proprietário. Após incinerar toda maconha a ocorrência foi registrada na delegacia de polícia de Belém de São Francisco, em virtude, da localidade já fazer parte deste município.

LIVRO DE MAGNO SERÁ LANÇADO COM SHOW DE ARTISTAS REGIONAIS



Maciel Melo e Petrúcio Amorim, monstros-sagrados do forró e da poesia sertaneja, juntos, mais uma vez. O que os unem agora é o relato mais dramático e comovente sobre a estiagem dos últimos 50 anos no livro Reféns da Seca, o quarto do jornalista e blogueiro Magno Martins, que será lançado no próximo dia 25, na Academia Pernambucana de Letras, às 19 horas.

Autor do prefácio, Maciel Melo vai cantar seus principais sucessos, incluindo Rainha, trilha sonora da novela Flor do Caribe. Petrúcio vai apresentar canções do seu último CD e caprichar em sucessos, como Tareco e Mariola, Meu cenário, Anjo Querubim e Filho do dono. Imperdível!

“Não poderia ficar de fora de um momento tão singular para o Nordeste”, disse Petrúcio. Além de Maciel e Petrúcio, a festa contará com Maria Dapaz, que recentemente fez uma nova incursão bem-sucedida pela Europa.


Ivan Ferraz, que pilota um programa de forró de estupenda audiência na Rádio Universitária, também confirmou sua presença na noite de tributo ao Sertão. Conterrâneo do Pajeú, Daniel Bueno também dará uma canja, enquanto Paulo Matricó declamará poesias ao som do violão clássico de Djalma Marques.

Caravanas e mais caravanas estão sendo confirmadas de todos os recantos de Pernambuco. A jornalista Mihh Valério, de Arcoverde, está trazendo o grupo “Virgulados”, hoje um dos maiores sucessos no Sertão. De Afogados da Ingazeira, o prefeito José Patriota (PSB) mobiliza uma grande caravana, incluindo repentistas.


Daniel Bueno, PauloMatricó, Djalma Marques e Bia Marinho também participam do lançamento do livro de Magno Martins, um tributo ao Sertão.

Bia Marinho, viúva do poeta Zeto, e filha de Lourival Batista, também dará uma canja. É possível que seu filho, o grande poeta e declamador Antônio Marinho, também suba ao palco. Poeta de mão cheia, o prefeito de Tabira, Sebastião Dias, confirmou que fará versos de improviso com a sua viola.

O Nordeste do canto e da poesia, portanto, estará presente com o que há de mais expressivo na arte, para transformar o evento numa maravilhosa e inesquecível cantata. Afinal, o livro de Magno denuncia o abandono, o sofrimento e a resistência de um povo, que por mais que sofra, continua ignorando o apelo de embarcar no último pau-de-arara.

NILL JÚNIOR