19/10/2017

​Vale do São Francisco ganha 1º Centro de Excelência em Fruticultura do País

Produtores pernambucanos também serão beneficiados com a ação. O equipamento é um importante avanço na área de formação profissional rural
O primeiro Centro de Excelência em Fruticultura do País será inaugurado, na próxima segunda-feira (23), no município de Juazeiro, na Bahia. “A iniciativa vai beneficiar também produtores do Sertão pernambucano, especialmente Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Lagoa Grande, Belém do São Francisco e Petrolândia”, registra o presidente da Faepe, Pio Guerra.
Segundo ele, o equipamento deverá elevar o nível da fruticultura da região, à medida que viabilizará a capacitação técnica dos envolvidos nos processos produtivos. Guerra participará da entrega da obra ao lado do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura da Bahia, João Martins, entidades responsáveis pela implantação da escola.

A região do Vale do São Francisco é referência no fornecimento de frutas para os mercados interno e externo, com destaque para o cultivo de uva e manga nas cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. Em seus 120 mil hectares irrigados são produzidos mais de um milhão de toneladas de frutas, com destaque para uva de mesa e manga. Outras culturas também são desenvolvidas na região, como a goiaba, coco verde, melancia, maracujá e banana, gerando um faturamento anual que alcança cerca de R$ 2 bilhões.

Vale salientar que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo. Os dois primeiros são China e Índia, respectivamente. A expectativa é que o País dobre a produção em cinco anos e aumente, em pelo menos 50%, o volume de exportações. “Diante dessas projeções, é de suma importância viabilizar o acesso do produtor a um completo espaço de formação, a fim de disseminar conhecimento, inovação e incentivar a pesquisa e o empreendedorismo” afirma Guerra.

Outros centros serão construídos em diferentes regiões do país, vocacionadas para as diversas cadeias produtivas da agropecuária e para a gestão e empreendedorismo. Os Centros de Excelência do Senar vão preparar profissionais para atender o elevado nível de sofisticação das operações e particularidades do agronegócio brasileiro. Eles poderão operar em até três turnos oferecendo cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnico de nível médio e Superior de Tecnologia, presenciais e a distância.

Formação Técnica em Fruticultura

Pessoas de todos os estados brasileiros que queiram investir numa carreira no setor vão poder estudar, gratuitamente, no Centro de Excelência em Fruticultura. Um dos cursos oferecidos será o Técnico em Fruticultura que irá formar profissionais para planejar, executar e controlar os processos deste setor, de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.

O Curso Técnico em Fruticultura, com 1.350 horas, é presencial e gratuito. O currículo modular permite que o estudante identifique sua trajetória formativa. Jovens e adultos podem optar pela realização do curso completo, e obter ao final a habilitação técnica, ou participar das qualificações que permitem as saídas intermediárias, com possibilidade de retorno imediato ao mercado de trabalho.

O mercado de trabalho do Técnico em Fruticultura é amplo. Ele poderá atuar em propriedades rurais, empresas de consultoria na produção de frutas, agroindústrias, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comércio de equipamentos e produtos agrícolas, cooperativas, associações rurais, entre outros.

Outras ofertas

O Centro de Excelência em Fruticultura também vai oferecer em torno de 40 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para qualificar jovens e adultos para atuarem no setor produtivo. E ainda cursos de Aprendizagem, que serão desenvolvidos pelo SENAR em parceria com empresas ligadas ao setor de fruticultura, para atender diretamente a necessidade de mão de obra qualificada.

Estrutura
O Centro de Excelência em Fruticultura tem infraestrutura moderna, projetada para garantir conforto e acessibilidade às atividades educacionais. É dotado de tecnologias que permitem o uso de recursos renováveis sustentáveis e econômicos, como energias alternativas e sistema de reuso de água.

Serviço: Inauguração do Centro de Excelência em Fruticultura
Data: 23 de outubro

Horário: 17h
Local: Juazeiro/Bahia

0 comentários: