13/12/2016

COOPERATIVA DE TABIRA É A ÚNICA DE TODO NORTE/NORDESTE A GANHAR PRÊMIO NACIONAL

A Cooperativa para o Desenvolvimento da Apicultura do Nordeste (Coodapis), instituição com atuação na cidade de Tabira, localizada a 405 quilômetros do Recife, conseguiu um extraordinário feito a nível nacional. Ela foi a única cooperativa de todo Norte e Nordeste a ser contemplada no Prêmio Somos Coop, premiação que homenageia as cooperativas de destaque no ano. O presidente da Cooperativa, José Adelmo, e a secretária da instituição, Michele Damascena, foram até Brasília receber a premiação, garantida na categoria Inovação e tecnologia.

Essa não foi a primeira vez que uma cooperativa pernambucana é destaque na premiação nacional. A Cooperativa de Assistência Técnica de Barreiros (Cooates), na zona da Mata do estado, já levou a premiação em edições anteriores. O presidente da Cooates, Claudio da Silva, esteve em Brasília e viu de perto a premiação. “É uma alegria saber que Pernambuco ainda continua sendo destaque neste prêmio. Nosso ramo é muito batalhador e essa conquista só faz abrilhantar a luta diária para fazer um cooperativismo cada vez mais forte. A Coodapis, hoje, é um destaque na criatividade e prova que não é preciso ter dinheiro para ser grande, só basta muita criatividade e disposição para que as coisas deem certo”, elogiou Cláudio.

A Coodapis conseguiu ser qualificada a receber o prêmio em Inovação e Tecnologia devido a um projeto intitulado de Agro Sertão. Ele consiste em um plano que facilitou a vida de quem sobrevive da apicultura no interior pernambucano, que sofre devido aos cinco anos de intensa seca.

A inovação foi criada pelo próprio presidente da Coodapis, que conseguiu baratear os custos da criação de abelhas através das lâminas de cera, material auxiliar das abelhas no qual localiza o local exato onde elas devem construir os fados de mel. José Adelmo, após várias pesquisas, construiu uma lâmina de papel que substitui diretamente a antiga lâmina e tem uma durabilidade de até cinco anos, sendo a de cera com vida útil de 1 ano. Com o novo material também os riscos de acidente foram evitados, pois para fazer a de cera é necessário bastante calor, sendo propenso a queimaduras de 1º e 2º grau. Na de papel não existe esse riso. Com o novo material, os custos para a produção do mel reduziram drasticamente, dando um novo ânimo na produção de mel na região.

“O que fizemos, realmente, foi por conta da criatividade e vários testes. Até chegarmos onde nós queríamos, foi muito tempo de estudo. Tínhamos muita vontade de dar certo e não desistimos do que queríamos. Nossa região tem muito potencial para crescer, só bastando a nós irmos atrás de inovações para sobreviver de maneira mais facilitada”, contou o presidente da Cooperativa, após receber o prêmio.

O presidente da OCB, Márcio Sales, elogiou o empenho das cooperativas e abordou o atual momento, no qual as cooperativas acabam sendo um porto seguro para a economia. "Hoje vivemos uma crise de confiança. E as cooperativas são vitais para a transformação dessa realidade. Nossos princípios são fortes e trabalham o crescimento de forma unida. A preocupação com o próximo traz a fé para nós e nos dá a imagem de um local seguro. O Brasil precisa de nós. Esse é o momento de trabalharmos com mais força e fé. Desse modo, daremos a nossa contribuição para fazer do país um local cada vez mais confiante", comentou o presidente da Unidade nacional. 

0 comentários: