05/09/2016

CUT convoca trabalhadores (as) para o 22º Grito dos Excluídos, quarta-feira (7)

A direção da CUT-PE está convocando todos os trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, para participarem do 22º Grito dos Excluídos que acontece na quarta-feira (7), feriado do Dia da Pátria. A concentração está marcada para às 09h, na praça da Democracia/Derby. Logo depois, a caminhada seguirá pela Av.Conde da Boa Vista até chegar à praça do Carmo/Centro do Recife.

O lema deste ano do Grito dos Excluídos está baseado na fala do Papa Francisco, em encontro com movimentos sociais na Bolívia, no ano passado: “Este sistema é insuportável: Exclui, degrada, mata”. A frase trata dos problemas sociais e ambientais do modelo capitalista de produção. A 22ª edição do Grito dos Excluídos, que vai ocorrer quarta-feira (7) em várias cidades brasileiras, pretende convocar a população para resistir à retirada de direitos sociais que se anunciam com a derrubada da presidenta Dilma Rousseff, por decisão do Senado na última quinta-feira (31).



O Grito dos Excluídos vem mudando o significado do dia 07 de setembro. Este é o dia do povo nas ruas, praças e campos, expressando seus desejos, anseios e utopias. Denunciando as mazelas e anunciando valores da solidariedade e justiça. Cada vez mais o Grito é reconhecido e compreendido nos vários setores sociais e principalmente vivido e construído pelos próprios excluídos.

Segundo o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, a força do movimento é permanecer fiel à inspiração inicial, isto é, ouvir a voz dos excluídos (as) e dos esquecidos, trazer à luz as realidades sofridas do povo, aquelas que a escrita não consegue considerar e transmitir. Carlos Veras justificou que os golpistas ligados à classe política, empresarial, jurídica e a Mídia estão decididos a retirar os direitos dos trabalhadores, como já foi alertado desde o início deste ano. Trabalhadores e trabalhadoras do campo e cidade, dos brasileiros e brasileiras serão duramente penalizados com as medidas que visam destruir a Previdência Social, desmontar o SUS, rasgar as Leis Trabalhistas, privatizar os bancos públicos, universidades, Petrobrás, entre outras estatais.

“Defendemos ampliação de direitos, jamais a retirada. E tudo faremos para impedir que essas propostas sejam aprovadas no Congresso Nacional. Só a pressão popular e a mobilização dos trabalhadores e das trabalhadoras vão impedir que os direitos sejam varridos do mapa brasileiro. A CUT, a maior e mais combativa central sindical do Brasil, coloca-se na linha de frente para fazer essa luta”, pontuou Veras.

Assessoria de Imprensa da CUT-PE

0 comentários: