Em entrevista à imprensa, após o encerramento das provas, em Brasília, Paim disse que o número total de eliminações ainda pode subir, após remessa de informações atualizadas.
"Nós temos registro na sala de aula que vão aparecer mais à frente", afirmou, citando como exemplos de causas, uso de relógios, tentativas de fraude ou perturbação nos locais de prova.
Ele também informou que as abstenções neste ano alcançaram o índice de 28,64%, contra 29% no ano passado. Em 2013, o total de eliminações chegou a cerca de 1.500, segundo o ministro.
Vamos continuar aperfeiçoando esse processo, ampliando o rigor, para que qualquer tipo de situação, de perturbação ou de fraude no exame, seja coibida e garanta a isonomia de cada um que faz o Enem"
José Henrique Paim,
ministro da Educação
"Isso [eliminações] é lamentável, mas nós queremos dizer que vamos continuar aperfeiçoando esse processo, ampliando o rigor, para que qualquer tipo de situação, de perturbação ou de fraude no exame, seja coibida e garanta a isonomia de cada um que faz o Enem", disse.
Na entrevista, o ministro disse que a logística do teste mostrou um processo de consolidação neste ano. "Esse processo está consolidado e temos sem dúvida alguma um exame que abre cada vez mais oportunidades para jovens e trabalhadores do país. É uma política que vem gradativamente sendo melhorada", disse.
Paim também foi questionado duas vezes sobre a dificuldade de inscritos para chegar ao local da prova, por morarem longe, o que levou muitos a perder o exame. Ele não respondeu se, no ano que vem, haverá mudanças na inscrição ou ampliação dos locais, por exemplo. "Nós temos que verificar caso a caso, depende de como o estudante fez a sua inscrição. Nós vamos analisar", afirmou.
O ministro também lamentou a morte de uma mulher, em Olinda (PE), que passou mal poucos minutos após entrar na escola onde prestaria o exame. Após se solidarizar com a família de Edivânia de Assis, falou do nascimento de uma menina em Caucaia (CE), durante a realização do exame.
"Nós lamentamos profundamente, mas ao mesmo tempo que nós nos solidarizamos com a família, nós queremos dizer que nós tivemos também um nascimento de uma criança, que é a Júlia". A mãe, Maria Valdênia Alves Vieira, começou o trabalho de parto dentro do local de prova.
Sobre o conteúdo da prova, Paim disse que as questões neste ano, especialmente na área de ciências humanas, "tiveram um pouco mais de objetividade" , enquanto que em 2013, havia "textos muito complexos, extensos". Ele disse, no entanto, ser precipitado comentar o teor do teste e a equipe pedagógica da pasta vai se debruçar sobre as mudanças.
Neste ano, mais de 8,7 milhões pessoas se inscreveram no principal teste para ingresso no ensino superior público. Foi o número recorde de inscrições, desde a primeira edição do exame. O exame foi aplicado em 1.752 municípios, com 17.367 locais de provas e 242.948 salas. No sábado (8), foram aplicadas provas de ciências humanas e ciências da natureza e neste domingo, as questões de matemática, e linguagens e códigos, além da redação.
(G1, em Brasília)






0 comentários:
Postar um comentário