06/10/2014

Paulo Câmara promete visitar 12 regiões de PE para definir prioridades

Paulo Câmara concedeu entrevista coletiva na Zona Sul do Recife (Foto: Luna Markman / G1)

O governador eleito de Pernambuco no pleito deste domingo (5), Paulo Câmara (PSB), afirmou que sua primeira medida após a posse será viajar ao estado ao lado de seu vice, Raul Henry (PMDB), para detectar as prioridades de cada região. A declaração foi dada em um evento com jornalistas e correligionários no Recife Monte Hotel, em Boa Viagem, Zona Sul da capital.Câmara foi lançado oficialmente como candidato do partido neste mesmo hotel, em evento realizado em fevereiro, ao lado do ex-governador Eduardo Campos.


“Tão logo assumirmos o governo, eu e Raul, nós vamos fazer o Todos por Pernambuco, que é um processo que culmina na visita às 12 regiões do estado. Nós vamos ouvir a população e, a partir desse processo de escuta, definir as prioridades do nosso programa de governo", explicou.

O governador eleito também afirmou que a vitória obtida neste pleito reflete a aprovação do modelo de gestão implantado por Eduardo Campos. Ele creditou o resultado das eleições à "consciência do povo pernambucano". "É um modelo de governança que faz as entregas, que tem resultado, que tem medição. Essa forma de governar já tinha sido aprovada quatro anos atrás, quando Eduardo obteve a maior votação como governador do país", disse.

"Aprendi muito com ele e agora é hora de continuar o seu trabalho, e a gente vai continuar sim, honrando o legado de Eduardo e fazendo aquilo que ele me pediu para fazer quando me convocou para essa tarefa: cuidar do nosso povo".

Câmara comentou ainda a possibilidade de algum dos três filhos mais velhos do ex-governador assumirem um cargo em seu governo. "Eles estão estudando e são quadros que têm condição, hoje, de avançar muito no serviço público se quiserem. Mas isso não é uma discussão para o momento", resumiu. O socialista afirmou que vai começar a discutir o processo de transição com o atual governador, João Lyra Neto (PSB), e somente mais à frente irá pensar na composição do secretariado.

Sobre a relação com o PT e o PTB, que compuseram a coligação adversária e possuem as outras duas cadeiras do estado no Senado, Paulo Câmara afirmou ter a convicção que terá o apoio de todos os interessados no desenvolvimento do estado. "O cargo de senador, de deputado federal, deputado estadual, é um cargo delegado pelo povo. Todos têm responsabilidade e compromisso com a população de Pernambuco", resumiu.

A coligação que deu sustentação à candidatura de Paulo Câmara foi composta por 21 partidos. De acordo com o candidato eleito, essas siglas vão ajudar o governo indicando técnicos qualificados para os cargos. Câmara ressaltou, no entanto, que só irá nomear quem esteja alinhado com a forma de trabalho do PSB.


Perfil
Recifense, Paulo Câmara tem 42 anos e é formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Na mesma instituição, tornou-se especialista em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestre em Gestão Pública. Auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), entrou para o governo estadual em 2007, como secretário de Administração. Em 2010, assumiu a secretaria de Turismo e, em janeiro do ano seguinte, a da Fazenda. Nesta última pasta, ficou até o início de 2014, quando foi indicado pelo partido para concorrer às eleições.

O ex-governador Eduardo Campos conduziu pessoalmente o processo de escolha do postulante ao governo. Câmara acabou sendo o selecionado em detrimento a outros quadros tradicionais do partido, como Danilo Cabral, Tadeu Alencar e Sileno Guedes - este último, atual presidente estadual do PSB. O ex-petista Maurício Rands, que coordenou o programa de governo da campanha de Marina Silva, também chegou a ser cogitado nos bastidores. Paulo Câmara é casado e pai de duas filhas.

Campanha
Inicialmente desconhecido pelo eleitorado pernambucano, Paulo Câmara iniciou a corrida pelo Palácio do Campo das Princesas em baixa nas pesquisas de intenção de voto. Com o início do guia eleitoral e a intensificação das agendas de rua, Câmara foi ganhando espaço aos poucos. Por conta da ampla coligação costurada por Eduardo Campos, composta por 21 partidos, o candidato teve direito a mais de 10 minutos para apresentar suas propostas na TV e no rádio. O socialista se apresentou ao longo da campanha como um quadro técnico que teve atuação destacada ao longo da gestão do PSB entre 2007 e 2014.

Passado o clima de comoção que tomou a campanha com a morte de Eduardo Campos, a família do ex-governador passou a ter uma participação mais ativa nas agendas de Câmara. Primeiro, o filho homem mais velho, João Campos, acompanhou a Frente Popular em vários atos no interior do estado. Na sequência, a viúva Renata e os outros filhos também subiram ao palanque. Na semana final de campanha, a família completa, com exceção do bebê Miguel, figurou ao lado de Paulo Câmara em comícios na área central do Recife - um deles, com a candidata do partido à Presidência, Marina Silva.

Propostas
Apesar de o plano de governo da candidatura só ter sido lançado a poucos dias das eleições, Paulo Câmara aproveitou as entrevistas na imprensa e o amplo espaço no guia eleitoral para divulgar suas propostas. Uma das principais delas, e talvez a que mais recebeu críticas dos adversários, foi a de dobrar o salário dos professores da rede estadual dentro de quatro anos. Também no campo da educação, prometeu universalizar as oportunidades nas escolas em tempo integral.

Durante a campanha, o postulante do PSB ainda atribuiu ao governo federal o atraso em algumas obras de mobilidade no estado, como o projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe e o Arco Metropolitano. A estratégia foi utilizada por conta da polarização com Armando Monteiro, candidato apoiado pelo PT.

Na saúde, assim como o ex-governador Eduardo Campos, Paulo Câmara também fez promessas de construir novos hospitais, como o Geral de Cirurgias, no Grande Recife, e o Geral do Sertão, em Serra Talhada. Na mesma área, propôs a construção de mais seis UPAEs, voltadas para o atendimento especializado.

Do G1 PE

0 comentários: