Presidente Dilma Rousseff (PT) venceu em 15 Estados e obteve 38% dos votos gerais de nove Estados nordestinos; no Piauí, ficou com a preferência de 70,8% dos eleitores; já Aécio Neves (PSDB) liderou em 10 e alcançou a virada contra Marina Silva (PSB) com vitória folgada em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, com 44,5%; melhor desempenho obtido foi em Santa Catarina, com 52,9%
Em uma votação surpreendente, a mais equilibrada dos últimos 20 anos à Presidência, presidente Dilma Rousseff (PT) venceu em 15 Estados e Aécio Neves (PSDB), liderou em 10. O resultado do 1° turno ficou em 41,5% dos votos válidos para a petista contra 33,7% do tucano.
Maior reduto eleitoral do PT, o Nordeste continuou o carro-chefe de votos de Dilma. Ela liderou em 12 Estados da região, com mais de 50% dos votos. Em 5, obteve mais de 60%. No Piauí, com 70,8%. No cenário geral, 38% dos votos vieram dos nove Estados nordestinos.
Já Aécio alcançou a virada contra Marina Silva (PSB) com vitória folgada em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, com 44,5%. No entanto, o melhor desempenho obtido foi em Santa Catarina, com 52,9%. Ele perdeu votos, no entanto, no seu Estado natal. Fernando Pimentel (PT) foi eleito no 1° turno como governador de Minas Gerais.
(247)
0 comentários:
Postar um comentário