08/09/2014

Com homenagem a Gonzagão, Exu comemora aniversário de 107 anos

Parque 'Aza' Branca em Exu-PE local da festa de 101 anos de Luiz Gonzaga (Foto: Sandro Ribeiro/TV Grande Rio)Parque 'Aza' Branca em Exu-PE
(Foto: Sandro Ribeiro/TV Grande Rio)
O município de Exu, no Sertão de Pernambuco, comemora nesta segunda-feira (8) 107 anos de emancipação política. Atividades comemorativas acontecem na cidade desde o dia 1º deste mês com oficinas, palestras, mostra cultural e a 43ª edição da tradicional vaquejada local.
Os festejos do dia 8, começaram às 5h, com a “Alvorada”, um cortejo festivo pelas ruas da cidade. Por volta das 8h, aconteceu um desfile cívico com o tema: “Exu 107 anos, sua história continua”. Está prevista para a tarde desta segunda-feira, a partir das 16h, a inauguração do Pórtico Luiz Gonzaga, que tem cerca de 12 metros de comprimento.
O monumento na entrada do município originalmente deveria conter os dizeres “Seja Bem Vindo a Exu, Terra de Bom Jesus” e “Volte Sempre a Exu, Terra de Bom Jesus”, mas o projeto foi mudado por conta de protestos de moradores que preferiam que fossem usadas as frases “Bem vindo a Exu, Terra de Luiz Gonzaga” e “Volte sempre à Terra do Rei do Baião”.
Os festejos continuam, a partir das 20h, com uma homenagem aos exuenses centenários na praça de eventos Francisco de Miranda Parente. Os criadores do hino do município também serão homenageados. A noite vai ser animada pelas bandas Orquestra Sonata e Nação Forrozeira que se apresentam após a queima de fogos, às 22h, no mesmo local
.
(Do G1 Petrolina)

0 comentários: