21/08/2014

Pernambuco terá unidade de cartório eleitoral móvel a partir de novembro

Interior de uma das unidades móveis, que conta com quatro kits para atendimento (Foto: Débora Soares/G1)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (20), que começará a usar duas unidades de cartórios móveis para atender às necessidades dos municípios com menos de 30 mil eleitores e que, portanto, não têm um cartório fixo. Além disso, os dois ônibus também irão auxiliar durante o cadastramento biométrico de grandes cidades, para que o eleitor de zonas mais afastadas não tenha que se locomover muito para atualizar o título. Cada um dos dois ônibus tem quatro kits de atendimento, com capacidade para receber cerca de 100 eleitores em seis horas.

"O grande diferencial é que agora o tribunal está indo até o eleitor e não o contrário. No estado, temos 61 municípios sem cartório, como Araçoiaba, que é vinculada a Paulista por não ter número de eleitores suficiente para uma unidade fixa do TRE. Com o ônibus, as pessoas dessa cidade não terão mais que se deslocar para outro município", explicou o presidente do TRE de Pernambuco, desembargador Fausto Campos. O cartório itinerante pode realizar todos os serviços que um fixo, como emissão de segunda via, troca de nome e endereço e transferência eleitoral.

Ainda segundo Campos, o tribunal está fazendo um mapeamento para definir que roteiro os dois ônibus farão a partir de 3 de novembro, quando o funcionamento em todos os cartórios do Brasil retornará, após o período eleitoral. A ideia é que Olinda (306.412 eleitores), Paulista (205 mil), Petrolina (183.787) e Vitória de Santo Antão (97.879) sejam as primeiras cidades a receber as unidades, pois vão começar o processo de cadastramento biométrico. O horário de atendimento das unidades será das 8h às 18h. Não há um prazo para que o serviço pare de funcionar. De acordo com o TRE-PE, essa definição dependerá da demanda do estado.

Voto em trânsito
Esta quinta-feira (21) é o último dia para os interessados em votar em trânsito se cadastrarem. O serviço é válido para quem não estará em sua zona eleitoral durante as eleições. Quem optar pelo voto em trânsito só poderá votar para presidente. Apenas cidades com mais de 200 mil eleitores podem receber o eleitor em trânsito -- em Pernambuco, serão os municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.
Ônibus começarão a circular a partir de 3 de novembro deste ano (Foto: Débora Soares/G1)

Do G1 PE

0 comentários: