06/08/2014

PAA investe R$ 1,12 milhão na compra de produção de pequenos agricultores

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) aplicou um montante de R$ 1.120 816,15, do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, para aquisição de 201,22 toneladas de alimento, produzidos por 348 pequenos agricultores de base familiar, nos municípios de Serra Talhada, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Custódia, Floresta, Itacuruba, Jatóbá, Petrolandia e Tacaratu, entre novembro de 2013 a junho de 2014. A ação é realizada em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Ministério de Desenvolvimento Social.

A inciativa garante a comercialização da produção para as famílias de pequenos agricultores gerando emprego, renda e contribuindo para a segurança alimentar e nutricional. Foram beneficiadas 59 entidades sem fins lucrativos. Entre elas estão escolas, creches, ONGs, entidades religiosas, entre outras. No total, as instituições atendem a 19.118 pessoas.
Entre os produtos adquiridos e doados estão: frutas, verduras, galinha de capoeira, bolos, doces, pamonha, canjica, milho e feijão verde, cenoura, batata, beterraba, macaxeira, polpa de frutas e tapioca. , em fim as mulheres estão ativas transformando também a produção e fornecendo alimentos prontos.
Uma vez que o IPA utiliza a modalidade do PAA de Aquisição com Doação Simultânea, é possível doar, às entidades, todos os alimentos adquiridos, promovendo melhorias nas áreas social e econômica,. Dessa forma é possível fazer circular os recursos, fornecendo alimentos para a população que vive em condições de insegurança alimentar e nutricional.

( POR CAUÊ RODRIGUES)

0 comentários: