05/07/2014

Na próxima segunda, movimentos realizam ações em Pernambuco em favor do Plebiscito Constituinte

Foto ilustrativaMovimentos sociais como a Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), o Levante Popular pela Juventude, a Marcha Mundial de Mulheres, o Fórum de Mulheres de Pernambuco, a Consulta Popular, realizam, nesta segunda-feira (07/07), a partir das 11h, ato público em defesa da reforma política, em frente à Praça do Diário, no centro do Recife.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, cujas coletas de votos acontecem na Semana da Pátria, entre os dias 1 a 7 de setembro.

A dois meses da coleta de assinaturas do Plebiscito Popular pela Constituinte, as organizações que constroem o plebiscito realizam diversas ações de caráter nacional na mesma data. Em Pernambuco, a ação ainda acontece nas cidades do interior, como Caruaru e Petrolina, além de mais 12 estados. Serão distribuídos materiais informativos (panfletos) e ainda haverá exposição de faixas sobre a divulgação da campanha.

Plebiscito Constituinte

Desde agosto de 2013, mais de 250 organizações, movimentos sociais, centrais sindicais,partidos políticos constroem a ferramenta do Plebiscito Popular para promover mudanças no sistema político brasileiro.

Durante a semana da pátria, a população será consultada se é a favor de que se mudem as leis do sistema político, com uma pergunta única: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”

O objetivo é coletar 10 milhões de votos em todo o Brasil para instalar uma Assembleia

Constituinte exclusiva para fazer uma reforma política. Atualmente, já foram construídos maisde 500 comitês populares em todo o Brasil, espaço em que um grupo de pessoas interessadasem realizar o Plebiscito, seja na sua cidade, escola, bairro ou associação comunitária, entreoutros, se aglutina para realizar ações de divulgação e formação da atividade.
Por Nill Júnior

0 comentários: