19/10/2013

TUPARETAMA SELECIONADA PARA O PROGRAMA “CIDADES DIGITAIS”

O Ministério das Comunicações no Diário Oficial da União (DOU), lista de municípios que foram selecionados para receber investimentos do Programa Cidades Digitais.

Na região do Pajeú apenas Tuparetama foi contemplada. A articulação foi do vice-prefeito Ivaí Cavalcante juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, que elaboraram projeto técnico assinado por Diana Athenas Magalhães, da equipe da secretaria.

Segundo a portaria, os municípios serão convocados “oportunamente” pelo Ministério para assinatura de acordo de cooperação e recebimento de instruções básicas sobre os próximos passos do programa. O ministro Paulo Bernardo anunciou formalmente as cidades contempladas neste ano, em evento realizado no dia 14, em Brasília.

O Programa Cidades Digitais pretende modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos. Pelo programa, são instaladas redes de fibras ópticas que fazem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, além da capacitação dos servidores municipais para uso e gestão da rede.

Outra ação do programa é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Neste ano, o Cidades Digitais foi incluído no PAC.

Por Nill Júnior

0 comentários: