Os trabalhos pré-liminares que irão culminar com a reforma e ampliação do aeroporto de Serra Talhada começaram. O aeródromo da Capital do Xaxado, contemplado pelo PAC dos Aeroportos, do Governo Federal, recebeu, na tarde dessa quarta-feira (9), a representante da empresa Sustenta Projetos, do Paraná, Jucelen Razera, com o objetivo de coletar dados para delinear o projeto de reforma do local.
De acordo com Razera (abaixo), que é uma das engenheiras responsáveis pelo projeto da obra, durante a visita foi registrado, por meio de fotos, o atual estado do aeródromo. Na ocasião, foi possível pensar mudanças. Entre elas, o posicionamento do novo terminal de passageiros, que será construído no lado oposto à estrutura atual, com acesso direto à PE-390, que liga Serra Talhada ao município de Floresta.
“Percorremos toda cabeceira da pista, que está bastante deteriorada e com problema de drenagem”, avaliou Razera, durante a vistoria. Entre as mudanças citadas pela engenheira da Sustenta Projetos, que irá visitar o município mais vezes para tratar da reforma do aeroporto, estão o recapeamento e fortalecimento da pista de pouso para receber aeronaves com até 100 passageiros.
“Assim que finalizarmos esses estudos iniciais, vamos elaborar os projetos para depois encaminhá-los ao Governo Federal, que vai efetuar a liberação da verba para a reforma. Acreditamos que as obras não demorem para começar, pois a verba já está alocada”, cogitou Jucelen Razera.
A técnica vistoriou o aeroporto acompanhada de uma comissão composta por engenheiros da Prefeitura de Serra Talhada, assessores do prefeito Luciano Duque, do representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Everaldo de Melo Lima; e Sindicato Patronal, Francisco Mourato.
Em Pernambuco, nove aeroportos serão beneficiados pelo Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, do Governo Federal, anunciado pela presidente Dilma Rousseff no final do ano passado. Serra Talhada está entre os municípios. Ao todo, 270 aeroportos de pequeno e médio portes ganharão reformas e serão ampliados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário