27/08/2013

ARIANO SUASSUNA TEM ALTA APÓS SEIS DIAS INTERNADO

O escritor Ariano Suassuna recebeu alta, no início da tarde desta terça-feira (27), do Real Hospital Português (RHR), em Recife, após passar seis dias internado em decorrência de um infarto; segundo o cardiologista, Sérgio Montenegro, o quadro clínico de Ariano evolui conforme o esperado e agora o escritor deverá repousar em casa pelos próximos 40 dias, conforme recomendação médica

Mariana Almeida_PE247* - O escritor Ariano Suassuna recebeu alta, no início da tarde desta terça-feira (27), do Real Hospital Português (RHR), em Recife, após passar seis dias internado em decorrência de um infarto. Segundo o cardiologista, Sérgio Montenegro, o quadro clínico de Ariano evolui conforme o esperado e agora o escritor deverá repousar em casa, onde continuará com o tratamento. A recomendação dos médicos é de que Ariano permaneça em repouso pelos próximos 40 dias.

Ariano Vilar Suassuna nasceu no dia 16 de Junho de 1927 em João Pessoa (PB). Autor de diversos livros famosos, incluindo “O Auto da Compadecida” e “A pedra do Reino”, o escritor sempre foi um árduo defensor da cultura nordestina e um duro crítico da chamada indústria cultural (modelo em que a cultura é massivamente exportada de países dominantes e absorvida por países periféricos, gerando perda da cultura local). De acordo com estas ideias, o escritor fundou, em 18 de Outubro de 1970, o Movimento Armorial, que reúne músicos, atores, escultores, pintores e escritores que se dedicam à cultura Nordestina.

Além da sua trajetória na literatura e na cultura brasileira, Ariano também tem forte atuação política. Amigo pessoal de Eduardo Campos (PSB-PE) e do avô dele, Miguel Arraes, Ariano já desempenhou cargos de primeira instância na administração estadual. Atualmente, o escritor ocupa o cargo de secretário de assessoria no governo de Eduardo Campos.

*Especial para o PE247

0 comentários: