01/03/2013

TV JORNAL/SBT irESTADO DE CALAMIDADE DOS CARNAIBANOS COM A FALTA DÁGUA

Na manhã desta quinta feira 28, a equipe da Tv Jornal/Caruaru afiliada do Sistema brasileiro de Televisão (SBT), esteve na cidade de Carnaíbaregistrando o estado de calamidade dos habitantes com a falta dágua. Dezenas de pessoas compareceram à Barragem do Chinelo que abastecia acidade para cobrar das autoridades algum tipo de providências.Moradores da zona rural como Capim Grosso e Riacho do Peixe além de moradores da cidade fizeram suas reclamações e revindicações em entrevistas cedidas ao jornalista Luiz Carlos Fernandes.

Com o chão rachado, populares circulavam de uma lado para outro em um lugar que um dia foi uma dimensão de água, hoje resta apenas lamentações e um chão que a gente só via em fotografias ou filmes de seca, nunca passando pela cabeça dos carnaibanos que um dia passariam pela mesma situação. A reportagem vai ao ar nesta sexta feira às 11:20 da manhã na Programação da Tv Jornal e posteriormente a nível nacional/SBT.

Alguns moradores já passam de dois meses sem ter água em suas torneirasm muitos tendo que adquirir água de vazamentos da Adutora Zé Dantas que tem tubulações passando próximo da cidade levando água para Quixaba, Afogados da Ingazeira e Solidão. Muitos carnaibanos já escavaram cacimbas às margens do poluído Rio Pajeú para conseguir latas dágua levadas na cabeça para consumo próprio.

O senhor José Martins, morador do Bairro da Gitirana, lamentou a situação da Barragem sem água e a perda de seus animais que já morreram de fome e sede.Só resta ao agricultor três cabeças de gado das poucas que já tinha. Afirmou ainda que para poder ter água em casa, pagou o valor de R$ 150,00 em um pipa.

Dona Margarida Nunes Lima, moradora do Sitio capim Grosso, zona rural de Carnaíba, falou que muitas cidades vizinhas estavam sendo abastecidas por caminhão pipa com água retiradas da Barragem do Chinelo, que hoje deixa os carnaibanos sem água e ninguém toma providências.

O ex eletricista Antônio Geraldo dos Santos contou um pouco sobre a história da Barragem do Chinelo desde sua criação e que a cidade nunca passou pelo que está atualmente passando e relembrou que no ano de 2002, a Barragem do Chinelo recebeu tanta água que chegou a probabilidade de "estouro", e hoje ver a Barragem neste colapso.

O Conselheiro Tutelar José Ivanildo (Faniquita) cobrou das autoridades competentes uma solução rápida para que o problema seja solucionado. Argumentou a ausência da Presidente Dilma Rousseff no sertão nordestino, pois a mesma tinha que cumprir agenda no inicio do mês em Serra Talhada e por causa de um problema no pé acabou cancelando a viagem, porém na mesma data viajou ao exterior. Cobrou também providências da Compesa, do Poder Executivo municipal e estadual.

O senhor Osias Nunes Primo, um dos proprietários de terras próximas à Barragem comentou sobre a retirada de água via caminhão pipa para outras cidades, afirmou que de 80 à 100 pipas retiravam água da Barragem do Chinelo por dia.

Dona Maria das Neves Bezerra da Silva, moradora da Rua Edvaldo Florêncio, no Bairro da Caixa Dágua, recebeu a equipe de reportagem em sua casa e mostrou que abrindo as torneiras não recebe uma gôta dágua. Mostrou ainda as contas que recebe todo mês em valores acima de R$ 40,00 (quarenta reais) e é obrigada á pagar, pois não pagando perde o direito de reclamar. Afirmou ainda que sai de casa as 04:00 hs da madrugada com uma lata para tentar pegar água em um vazamento da adutora Zé Dantas à margem da PE 320. Contou que para uso domestico está usando água do Açude da Gitirana, onde nos ultimos oito anos, parte do esgoto da cidade é jogado.

A COMPESA: Por algumas vezes a equipe de Tv e do Blog do Cauê Rodrigues procurou conversar com o Gerente Erks Alves que alegou estar participando de uma reunião na Gerência Regional em Afogados da Ingazeira e que por este motivo não poderia atender a equipe de reportagem. Nenhum representante do Governo Municipal e nem da Câmara de Vereadores compareceram no local!

ERKS ALVES: Em contato com o Blogueiro Cauê Rodrigues, o Gerente da Compesa de Carnaiba, Erks Alves, falou no final do dia desta quinta feira, que como tinha firmado horário com este blogueiro para receber a equipe de Reportagem e a mesma acabou se atrasando, chegando em Carnaiba já depois das 09:00 horas, o mesmo tinha compromisso com a Gerente Regional da Compesa Nadja Rejane em Afogados da Ingazeira também as 09:00 hs para tratar justamente da situação que Carnaiba vem passando. No encontro ainda estava em pauta, as melhorias de abastecimento dágua da Adutora Zé Dantas que passará de 12m³ para 30m³/hora.





POSTADO POR CAUÊ RODRIGUES

0 comentários: