10/05/2012

PRORURAL APOIA CRESCIMENTO DA APICULTURA NO SERTÃO DO PAJEÚ

Os Secretários Executivos de Tecnologia Rural e Programas Especiais, José Patriota e de Agricultura Familiar, Aldo Santos, participam nesta sexta-feira (11), no município de Tabira, Sertão do Pajeú, de evento promovido pela Cooperativa de Desenvolvimento da Apicultura do Nordeste Brasileiro – Coodapis Nordeste. O objetivo do encontro é a apresentação de projeto de entreposto à equipe do ProRural, além dos investimentos para melhoria na logística, e também o lançamento de novos produtos produzidos pela cooperativa, a exemplo da geleia de frutas silvestres.

Apresentando um grande crescimento entre as associações de apicultores do Estado, os produtores de mel de Tabira recebem apoio do ProRural em suas atividades de processamento e comercialização do produto. Destacando a importância da produção de mel na agricultura familiar em Pernambuco, José Patriota afirma está bastante otimista com os avanços produtivos e tecnológicos apresentados pelos produtores tabirenses, contribuindo para o crescimento do setor no Sertão do Pajeú. “É com grande satisfação que participamos como parceiros nesta iniciativa de fortalecimento da apicultura no Estado”, afirma.

Com uma produção de 70 toneladas de mel por ano, sendo 10 toneladas encaminhadas para mais de 40 escolas estaduais, por meio da merenda escolar, a Coodapis é inovadora por ser a única entidade produtora de mel orgânico de Pernambuco, apresentando também a sustentabilidade como ponto forte. A Coodapis possui 191 cooperados e atua em Tabira (sede) e nos municípios de Afogados da Ingazeira, Manari, Solidão, Santa Terezinha e Tuparetama.

 por Júnior Finfa

0 comentários: