18/09/2017

Municípios sertanejos vão fazer parte de rede digital de Pernambuco

Até 2018, Pernambuco terá uma rede digital com 1.175 km de extensão, interligando 20 municípios em 10 regiões de desenvolvimento a partir da banda larga de alta performance (1 a10 Gigabytes). 

Com recursos na ordem de R$10 milhões já garantidos para aquisição de equipamentos e transmissão, a Rede Pernambucana de Pesquisa e Educação (Redepe) focará, inicialmente instituições de ensino, pesquisa e inovação, além dos arranjos Produtivos locais (APLs).

A expectativa e que, até o final deste ano, quatro municípios estejam com estrutura pronta para ramificar as conexões aos centros de pesquisa e educação.

Dessa forma o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação (Secti), estimula a aceleração da inovação competividade econômica baseados em cooperação e conhecimento. A iniciativa faz parte da Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco 2017-2022 (ECTI-PE), documento elaborado pela Secti para guiar as políticas públicas no estado relacionadas a CT&I.
Através da Etapa Rio São Francisco, a integração da Redepe será feita por instituições localizadas em Belém do São Francisco, Cabrobó, Floresta, Itacuruba, Petrolândia, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

Alinhada a Estratégia, a Redepe tem como diferencial um modelo de negócio inovador, baseado em parcerias público-privadas voluntarias, propiciando, inclusive, a redução de custos e o compartilhamento de benefícios. (Cauê Rodrigues)

0 comentários: