12/06/2017

Inscrições abertas para o concurso da Polícia Militar da Bahia

Está publicado o edital nº 01/2017 de abertura do novo concurso público da Polícia Militar da Bahia, cujo objetivo é preencher 2.750 vagas nos Quadros de Praças Policiais Militares e de Bombeiros Militares. Desse total, 2.000 serão para ingresso no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar (PMBA) e 750 vagas para o Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA).

Podem concorrer às vagas, é preciso ter nacionalidade brasileira ou portuguesa; ter entre 18 e 30 anos; possuir o ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio; possuir estatura mínima 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatas do sexo feminino; ter aptidão física e mental comprovada por uma série de exames; possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria B; estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos; estar em dia com as obrigações eleitorais; estar em dia com os deveres do Serviço Militar para os candidatos do sexo masculino; possuir idoneidade moral comprovada; entre diversas outras exigências.

A remuneração a ser concedida ao aprovado e ingressante como Aluno Soldado PMBA/CBMBA será de um salário mínimo, a título de bolsa de estudo. Após a conclusão do Curso de Formação, já na condição de Soldado PMBA/CBMBA, o aprovado terá direito a remuneração inicial de R$ 2.585,05.

Das duas mil vagas da Polícia Militar, 1.819 serão destinadas a candidatos homens e 181 para candidatas mulheres. Para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar, das 750 vagas ofertadas, 672 serão destinadas para homens e 78 para mulheres. Os candidatos poderão escolher, no ato da inscrição, a região para a qual tenham interesse, que poderá ser Salvador e RMS, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Itaberaba, Itabuna, Porto Seguro, Jequié, Paulo Afonso, Santo Antonio de Jesus e Teixeira de Freitas.

O edital prevê ainda que do total de vagas que vierem a ser oferecidas durante o prazo de validade do certame, 30% serão reservadas aos candidatos negros.

As inscrições acontecem até 19 de junho de 2017, por meio do site do IBFC (http://www.ibfc.org.br), mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 70,00.

Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o concurso contará com duas etapas: prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, ambas previstas para o dia 06 de agosto de 2017, nas seguintes cidades:

– Polícia Militar: Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba;

– Corpo de Bombeiros Militar: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas.

(Radar do Sertão)

0 comentários: