25/03/2017

SECRETARIA DE SAÚDE DE TABIRA LANÇA ALERTA CONTRA A VIROSE DA MOSCA


Com a chegada das chuvas, além dos cuidados pertinentes a inibição da proliferação da larva do Aedes Aegypti (mosquito transmissor da Dengue,  Zika e Chikungunya) lança também o alerta para a Virose da Mosca.

As moscas podem transmitir doenças porque estão em contato constante com materiais em decomposição, como fezes ou sujeira, transportando bactérias capazes de causar algumas doenças, como: Disenteria, Diarreia, Micose, Berne, Tracoma, Conjuntivite,
Cólera e Febre tifoide.

Estas doenças podem ser transmitidas pelas moscas domésticas porque as bactérias, normalmente, ficam grudadas no seu pelo, podendo ser liberadas sobre a comida ou dentro de feridas na pele, quando entram em contato direto com os humanos.
Além disso, as moscas podem ingerir bactérias que se mantêm vivas durante alguns dias dentro do animal, sendo depositadas na comida humana quando a mosca utiliza a saliva para se alimentar.

Formas de evitar a Virose da Mosca:
- Não deixar acumular o lixo mais de 4 dias dentro de casa;
- Lavar o fundo do recipiente onde é colocado o lixo com água sanitária 1 vez por semana;
- Utilizar um prato ou outro utensílio para tapar a comida, evitando deixá-la exposta;
- Evitar comer comida que esteve em contato direto com moscas;
- Colocar redes contra moscas e mosquitos nas janelas;
- Usar um mosquiteiro para dormir, especialmente no caso dos bebês.

No entanto, caso as moscas consigam se desenvolver dentro de casa mesmo seguindo estas dicas, existem formas de as eliminar, como usar inseticidas, armadilhas ou vaporizadores, por exemplo.

0 comentários: