17/03/2017

Abuso e exploração sexual infantil é tema de debate na NASSAU Mais de 80% dos casos acontecem no âmbito familiar e 70% dos abusos não são denunciados


Na noite dessa quarta-feira (15), a Faculdade Maurício de Nassau de Petrolina, realizou debate sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade foi conduzida pela professora Ariana Andrade, na disciplina ‘Noções de Direito’. Estudantes dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis participaram do encontro.

A professora Ariana, que é bacharela em Direito, abriu o evento frisando que o abuso sexual é um problema grave no Brasil e que mais de 80% dos casos acontecem no âmbito familiar, por iniciativa de parentes da própria vítima. “Quase 70% dos casos não são denunciados; por isso, ainda precisamos falar dos direitos das crianças e dos adolescentes e promover esses debates nas universidades, além de buscar meios de sensibilizar a sociedade”, alertou.

O aluno Matheus Carvalho, do curso de Ciências Contábeis, lembrou que os direitos das crianças estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. “O Artigo 5 deixa claro que nenhuma criança ou adolescente pode ser objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência e crueldade. No entanto, o que vemos é que em muitos lugares as crianças são sujeitadas a venderem seus corpos”, destacou.

Em seguida, Marcelo Barbosa, estudante de Administração, citou o 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, frisando que nessa data, há 43 anos, uma menina de 8 anos de idade foi sequestrada, violentada e assassinada, no Estado do Espírito Santo. “Até hoje o caso não foi totalmente solucionado”, lembrou Marcelo.

Outros alunos também opinaram sobre o assunto e destacaram as formas de denúncia do abuso e da exploração sexual: disque 100; Conselho Tutelar, Vara da Infância e da Juventude e no Ministério Público.

Kelly Ferreira
Assessoria Nassau Petrolina

0 comentários: