31/01/2017

Prouni abre inscrições nesta terça com 8.265 vagas para Pernambuco

Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação (MEC), oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior.

Pelo site, é possível pesquisar a oferta de bolsas no Prouni (Foto: Reprodução)

Começam nesta terça-feira (31) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2017. O programa do Ministério da Educação oferece bolsas de estudo em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. Em Pernambuco, são oferecidas 8.265 vagas. Desse total, são 2.421 bolsas integrais e 5.844 parciais, de 50%.

Por G1 PEPara se inscrever no Prouni de 2017, é preciso ter participado do Enem de 2016 e tirado nota mínima de 450 pontos na média das notas do exame. A nota da redação não pode ser zero.

O candidato deve entrar no site e informar o número de inscrição e a senha no Enem de 2016. O processo é gratuito. As inscrições vão até as 23h59 de sexta-feira (3).

Podem participar da seleção estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola. Também são aceitos alunos com deficiência.

Opções

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.


O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.


Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.


Uma vez por dia, o sistema do Prouni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.


A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. Ela só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Critérios

De acordo com o Ministério da Educação, podem concorrer professores da rede pública de ensino, efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesses casos, não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Resultados

O resultado da primeira chamada será divulgado na segunda-feira (6). Entre os dias 6 e 12 de fevereiro, deverão ser confirmadas as informações dessa chamada.

No dia 20 de fevereiro, sai o resultado da segunda chamada. E a confirmação ocorrerá entre os dias 20 e 24 do mesmo mês.


Nos dias 7 e 8 de março, será aberto o prazo para participação na lista de espera. E entre os dias 13 e 14 do mês, os candidatos deverão entregar os documentos.

Processo

Depois do prazo de inscrição, o sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem de 2016. Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, observada a ordem escolhida no momento da inscrição e o limite de bolsas disponíveis.

Serão realizadas duas chamadas. A cada chamada, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Lista de documentos
Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessários.


É permitida às instituições a realização de processo seletivo próprio dos pré-selecionados pelo Prouni. Essa informação é dada ao candidato no momento da inscrição. Nesses casos, as instituições que optarem por processo próprio de seleção devem explicar formalmente aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas da divulgação dos resultados das chamadas, a natureza e os critérios de aprovação, os quais não podem ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos pré-selecionados em seus processos seletivos regulares. É vedada a cobrança de taxas para realização do processo seletivo próprio.


Ao final das duas chamadas, o candidato pode manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. As bolsas eventualmente não preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas pelos estudantes participantes da lista de espera que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição.

Desempate

No caso de notas idênticas na média aritmética das notas do Enem, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios: maior nota na prova de redação, maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, maior nota na prova de matemática e suas tecnologias, maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias, além de maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

0 comentários: