14/09/2016

Como escolher o melhor candidato? O que importa é votar com a consciência correta e esclarecida Análise>>>Vote sempre com consciência

 “É fundamental votar com consciência, mesmo que nenhum dos candidatos preencha de forma integral as suas exigências. Votar em qualquer um porque ‘tanto faz’ leva você a perder seu direito de escolha. Na lei, é considerada ficha suja o candidato que foi condenado por um colegiado. Mas, na prática, um candidato cheio de processos talvez indique alguém que não segue a correção necessária para um representante público. Experiência é importante, mas não é tudo. Alguns candidatos à reeleição se vendem porque ‘conhecem bem a maquina’. Isso faz diferença, claro, mas não quer dizer que a experiência tenha sido positiva. Candidato que promete cestas básicas, empregos, favores, é certamente alguém que usará o dinheiro público de forma imprópria. Os valores pessoais são importantes em qualquer profissão – em cargos públicos também. Mas não quer dizer que um bom samaritano seja um bom gestor.”

Como exemplo imagine que votamos no candidato X, que é amigo de Y que contrata a empresa do camarada B pra fazer obras públicas milionárias e que paga propina para X e Y. E assim nosso dinheiro vai para o financiamento das campanhas de X e agora de Y para contratar novamente B e seu outro amigo W e assim por diante. A prostituição política começa na linguagem praticada pelos candidatos, veja uma forma de expressão. 

OLÁ MEU AMIGO COMO VAI TUDO BÉM? E A FAMILIA VAI BEM? TUDO BÉM GRAÇAS A DEUS, QUE DEUS ESTEJA CONOSCO, AMIGO EU SOU CANDIDATO A VEREADOR, SOU AMIGO DO SEU IRMÃO DO SEU PAI A MUITOS ANOS LEMBRA? LEMBRA DAQUELA FARRA QUE FIZEMOS E DAS BRINCADEIRAS QUANDO ERAMOS JOVENS? MEU AMIGO DO PEITO ADIMIRO MUITO VOCÊ E TODA SUA FAMILIA. AGORA EU PRECISO DA SUA AJUDA, VOTE EM MIM PARA VEREADOR, TA CERTO? FIQUE TRANQUILO EU VOTO E MINHA FAMILIA TAMBÉM. ( LEMBRESE VOCÊ SE COMPROMETEU COMIGO, DEU SUA PALAVRA, SEJA HONESTO NÃO VÁ FARRAPAR NO DIA ).Isso é um absurdo, essa pessoa está simplesmente ignorando a sua inteligência achando que você não tem opinião própria e é igual aos outros que não tiveram a oportunidade de estudar e ter uma formação. Ignore esses candidatos com essa linguagem, se você quer uma cidade melhor tudo começa com o seu voto, se votar errado nada vai mudar. Nunca diga já estou comprometido (a) com fulano (a), vote naquela pessoa que já fez, esta fazendo e vai fazer para melhor, em bem comum para todos, e que tenha uma história digna, de boa família e que seja honesto.

 Uma rápida análise. O voto é o meio de mudar essa situação, ele é sagrado, é a arma da democracia. Mas se ele não for dado com conhecimento de causa, com honestidade, sem se vender, a democracia fica doente e pode se tornar ditadura disfarçada.

 Muitas pessoas não sabem votar, não conhecem os candidatos. Muitos pegam um papel de propaganda no chão para votar no dia da eleição. Outros, pior ainda, vendem o voto, isto é, vendem a própria honra. Não se pode trocar o voto por um benefício, por um emprego. Não se pode votar em alguém só porque é um jogador ou cantor famoso; ou mesmo um excêntrico, como forma de protesto. Não se pode votar por sentimentalismo, só porque a pessoa é ligada à família ou é bonito e simpático. Não é de pessoas assim que a política e o país precisam, mas de gente honesta, competente e abnegada, que faz da política um meio de caridade, de busca do bem comum.

Quem vota de maneira consciente nunca anula seu voto. É um grande engano e um verdadeiro perigo para a nação, pois facilita a eleição dos maus políticos. É verdade que faltam, às vezes, bons candidatos para a eleição em algumas funções, que façam da política um verdadeiro sacerdócio em favor do povo, mas jogar fora o voto é a pior opção e uma verdadeira traição a si mesmo e à nação. É um pecado, pois o voto é sagrado. Quem anula seu voto anula sua dignidade. Não adianta se enganar, alguém será eleito para cada cargo. Se nenhum candidato lhe agradar, vote no menos ruim. Lembre-se o voto na urna eletrônica é de forma inteligente não há como e de forma alguma alguém descobrir em quem você votou, por isso vote com total tranquilidade e sem o peso na consciência. Um bom político não pede voto ele conquista. Adelmo Cabral

0 comentários: