31/08/2016

Queimadas provocam blecaute em 12 estados da região Norte e Nordeste inclusive Pernambuco

Uma queimada de grandes proporções provocou um blecaute em 12 estados da região Norte e Nordeste às 12h14, desta terça-feira (30). Todo o sistema foi normalizado por volta das 13h40. A falha não atingiu todas as localidades dos municípios.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os estados atingidos foram Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins, na região Norte, e no Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, na região Nordeste.

De acordo com a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), na Bahia, 40% das cargas no estado foram afetadas, principalmente nas cidades do interior. A energia foi suspensa às 12h49 e começou a ser normalizada às 13h15.
Em Salvador, em parte da região da Paralela, Rio Vermelho e Pituba faltou energia e as sinaleiras apagadas provocaram lentidão no trânsito. O congestionamento durou cerca de meia hora após o reabastecimento da energia, segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Falha
De acordo com a ONS, uma queimada levou ao desligamento automático do circuito 3 da linha de transmissão em Miracema-Colinas, que fica no estado do Tocantins. Em seguida os circuitos 1 e 2 foram desligados automaticamente.
Como um mesmo estado ou cidade pode ser atendido por subestações diferentes, a queda de energia não foi universal.
Após o reparo na linha, o sistema foi religado gradativamente. Sendo o circuito 2 o primeiro a ser religado, às 13h07, e os circuitos 1 e 3 às 13h21. Às 13h40 todo o sistema já estava normalizado.
(Cauê Rodrigues)

0 comentários: