16/08/2016

Dia 16: CUT e movimentos sociais lutam em defesa do emprego e retirada de direitos

A CUT de Pernambuco e demais organizações sindicais e sociais promoverão nesta terça-feira, 16 de agosto, um Dia Nacional de Mobilização,  para barrar retrocessos em conquistas trabalhistas e sociais

Um dos maiores desafios do movimento sindical brasileiro hoje é defender os direitos da classe trabalhadora, que estão sendo atacados pelo Congresso Nacional e pelo Governo Temer, e impedir que milhares de trabalhadores sejam demitidos e jogados no “olho da rua”.

A ampliação da terceirização que explora, mutila e mata; a flexibilização de direitos trabalhistas e a reforma da Previdência Social são algumas das ameaças que o atual governo está tentando aprovar. Se não houver resistência, luta e muita pressão, podemos ter mais desemprego, o fim da CLT e da política de valorização do salário mínimo, além de aposentadoria só aos 70 anos.
“Os empresários financiaram o golpe de Estado e agora estão cobrando a conta. Acham que nós é que vamos pagar. Estão enganados”, destaca o presidente da CUT-PE, Carlos Veras.


Segundo Veras, o Dia Nacional de Mobilização é um alerta ao governo e aos empresários. “A  mobilização do dia 16 é um dos passos dessa resistência  rumo a uma greve geral.  Vamos resistir, vamos lutar para impedir o aumento da exploração e a retirada de direitos.
Para ele, não é possível aceitar qualquer retrocesso nos direitos sociais. Uma das principais ameaças do momento é a tentativa de implantar o negociado sob o legislado. Neste caso, as relações entre empregado e patrão ditam as regras que ficarão acima dos direitos garantidos pela CLT.
 Segue a programação das atividades do dia nacional de lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.


1) Assembleia dos Petroquímicos em Suape/Ipojuca, a partir das 6h na Petroquímica;

2) A partir das 8h, Ato Público da Federação dos Trabalhadores de Pernambuco (Fetape),  que ocorrerá na Secretaria de Agricultura do Estado, localizada no Parque de Exposição de Animais, bairro do Cordeiro;

3) Aula Pública, às 14h, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE,  auditório do Centro de Artes e Comunicação, com palestra do 
ativista político e social de Guilherme Boulos (Frente Povo Sem Medo);

4) Lançamento do Comitê Nacional em Defesa dos Bancos Públicos, no Sindicato dos Bancários de Pernambuco, às 19h, na Avenida Manoel Borba. Na ocasião haverá uma palestra proferida pelo sociólogo, cientista político e filósofo, Emir Sader.

5) Ato Unificado com a Frente Povo Sem Medo, Centrais Sindicais e movimentos sociais que compõem a Frente Brasil Popular, na Praça da Independência ( Praça do Diario, a partir das 17 horas. Centro do Recife

0 comentários: