26/07/2016

Rebelião deixa mais 10 feridos no Presídio de Caruaru, confirma Seres

Primeira rebelião ocorreu no sábado (23); já são seis mortos e 21 feridos.
'Nada foi controlado ainda', disse o tenente-coronel Roberto Galindo ao G1.
(Do G1 Caruaru)

Equipes da PM, Samu e Corpo de Bombeiros estão na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (Foto: Anderson Melo/TV Asa Branca)

Pelo menos 10 detentos ficaram feridos na rebelião que teve início às 7h desta segunda-feira (25) na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, Agreste de Pernambuco - segundo a Secretaria de R. Ao G1, o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Roberto Galindo, informou que há fogo no local. "Os presos estão rebelados. Nada foi controlado ainda", disse. No sábado (23) ocorreu uma rebelião na mesma penitenciária - que terminou com seis mortos e 11 feridos.

A Secretaria de Ressocialização confirmou que a rebelião já foi controlada no presídio, às 11h45 desta segunda-feira. A Seres afirmou ainda que deve transferir no total 100 detentos de Caruaru para outras unidades prisionais de Pernambuco.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro detentos foram socorridos. Dois deles foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para unidade de saúde ainda não informada. A reportagem da TV Asa Branca está no local e confirma ao menos sete presidiários atendidos pelo Samu até às 9h.

Segundo informações da Polícia Militar, equipes da PM, do Corpo de Bombeiros e ambulâncias Samu ainda estão no local. Ainda não há informações sobre novas mortes na unidade prisional, conforme informou a polícia.'






Superlotação
O presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária, João Carvalho, disse que o presídio tinha 1.542 presos acima da capacidade. Em entrevista à TV Asa Branca, ele afirmou que havia 1.922 detentos na unidade, que tem capacidade para abrigar 380.

"Tem seis ou sete [agentes penitenciários] quando era para ter 80", explicou o presidente do sindicato. Ele detalhou que os agentes se sentem prejudicados "pelas condições mínimas de trabalhar em uma unidade com uma superpopulação carcerária".

Segundo ele, além da superlotação, outro problema do presídio em Caruaru é a presença dos "chaveiros". Ele explicou que os chaveiros (presos que cuidam de celas e ficam com as chaves de alguns setores) dificultam o trabalho dos agentes penitenciários.

IML confirma seis mortos
O Instituto de Medicina Legal em Caruaru confirmou ao G1 na manhã do domingo (24) que seis pessoas morreram durante a rebelião na Penitenciária Juiz Plácido de Souza. O IML confirmou que os corpos ainda estão sem identificação e as causas das mortes não foram informadas.

A Secretaria Executiva de Ressocialização confirmou por meio de nota que "há registros de seis mortes". Segundo a Seres, 11 feridos no sábado foram levados ao Hospital Regional do Agreste, três deles já retornaram à unidade prisional.

Em nota, o tenente-coronel Roberto Galindo disse que não houve fuga no presídio. A PM esclareceu que alguns vídeos estão sendo divulgados - de forma criminosa - nas redes sociais como se fossem em Caruaru.

"No presídio só temos efetivo extra, ou seja, o policiamento ostensivo na cidade de Caruaru não foi afetado. Pelo contrário, foi reforçado com Guarnições de cidades vizinhas, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil", informou a nota da Polícia Militar.

0 comentários: