12/08/2015

QUIXABA FICA EM 1º LUGAR COMO A MELHOR EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO EM ANOS INICIAIS


O ensino nas escolas da rede estadual de Pernambuco melhorou 6% no último ano - o índice da qualidade do ensino subiu de 3,54, em 2013, para 3,75 em 2014. É o que aponta o resultado da pesquisa do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). Os números do estudo, que é realizado pelo Governo do Estado, foram divulgados nesta terça-feira (11), na sede do executivo, o Palácio do Campo das Princesas, no Recife.
A pesquisa, que avalia o desempenho e a qualidade da educação básica no estado, leva em conta os mesmos critérios que são avaliados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Governo Federal: a aptidão dos alunos em língua portuguesa e matemática (proficiência) e a taxa de aprovação em todo o ensino (fluxo escolar). A avaliação é feita através do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (Saepe).

O Deputado Estadual Alberto Feitoza e o Prefeito da Quixaba Zé Pretinho

Para o secretário de educação do estado, Fred Amâncio, Pernambuco acumula bons indicadores no desempenho da educação. "A gente observa que não é algo que ocorre em uma região só do estado. Nós temos aqui escolas da rede estadual de todas as regiões, com vários municípios do Sertão do Pajeú", destacou.
Um dos casos é o municipio da Quixaba, governado pelo Republicano José Pereira Nunes (Ze Pretinho) que ficou em 1º Lugar nos anos iniciais com nota 6,04.
O governador Paulo Câmara apontou que os desafios são enormes, mas que a gestão está empenhada na melhoria da educação. "Nós sabemos que tem escolas que precisam ser melhor estruturadas, sabemos da necessidade de valorizar os professores, mas os resultados mostram que o nosso caminho está certo", disse.

Sec. de Gabinete da Quixaba Demir e o
Governador Paulo Câmara

Prêmio Idepe
Nesta terça (11), além da divulgação do resultado da pesquisa, também foram entregues certificações do Prêmio Idepe, criado pelo governo como forma de reconhecer e valorizar os melhores desempenhos dos municípios, escolas estaduais e Gerências Regionais de Educação que tiveram os melhores resultados. No entanto, duas escolas foram destaque da premiação.
Enquanto a Escola Cícero Augusto Gomes, na cidade de Ibimirim, foi responsável pelo primeiro índice acima de 7, entre os anos finais do ensino médio, a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Costa Azevedo, em Olinda, teve a primeira nota acima de 6 no resultado do Idepe, no ensino médio. Os resultados das duas escolas foram, respectivamente, 7,06 e 6,04.


POR CAUÊ RODRIGUES

0 comentários: