20/08/2015

ADET sofre com a falta de pagamento da subvenção por parte da prefeitura e pode fechar as portas

A ADET – Associação dos Deficientes de Tabira, não tem tido vida fácil, financeiramente falando. Apesar de prestar um grande trabalho social na cidade, emprestando equipamentos como muletas, cadeira de rodas, cadeira de banho e outros a quem necessita, a entidade sofre com a falta de recurso financeiro.

Os sócios pagam uma mensalidade no valor de apenas R$ 4,00 e mesmo assim a inadimplência é elevada. Sem dinheiro, a Adet fica de mãos atadas e sem condições de manter as despesas básicas de sua sede, que fica às margens da PE 320.

Outra fonte de renda da associação é a subvenção, que é um auxílio concedido pelo poder público. Por não ser Lei, não é obrigatório o pagamento, e quando o prefeito disser que não tem o dinheiro para pagar acaba ficando por isso mesmo. Segundo relatou o vice-presidente, Anchieta Araújo, ao Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM, há vários meses que a gestão de Sebastião Dias não paga a subvenção.

Procurado pelos sócios, o Prefeito Sebastião Dias autorizou que os advogados da prefeitura, Klênio Pires e Mário Fortunato, fizessem o projeto para a associação, mas isso já faz vários meses e até agora nada. “Nem as ligações que a gente faz os advogados atendem mais”, reclamou Anchieta.

Outra tentativa foi recorrer aos vereadores Zé de Bira, enquanto presidente da Câmara e Marcos Crente, atual gestor, para apresentar um projeto tornando lei a subvenção. “Zé de Bira terminou o mandato e não cumpriu o que prometeu e Marcos Crente até agora também vai no mesmo caminho”, disse o vice-presidente.

Diante das dificuldades, o pior poderá acontecer. Em contato com a Redação do Radarna manhã dessa quinta-feira (20), Anchieta Araújo revelou que o Presidente da associação, Luiz Antonio, que está em viagem a São Paulo, já antecipou que quando retornar vai convocar uma reunião para decidir o futuro da entidade. Para o presidente, continuar dessa forma não dá, e fechar as portas seria a alternativa.

Com toda dificuldade, a Adet preparou uma programação para ser vivenciada na Semana Estadual da Pessoa com Deficiência que vai do dia 21 ao dia 28 de agosto. Através de algumas secretarias, a Prefeitura de Tabira vai dar suporte ao evento.

(Radar do Sertão)

0 comentários: