26/06/2015

Chuva forte inunda ruas do Grande Recife, litoral e Zona da Mata de PE

Precipitação forte da madrugada deve continuar até a noite desta quinta.
As cidades de Rio Formoso e Ipojuca tiveram os maiores índices de chuva.

(Do G1 PE)


Rio Formoso teve o maior índice de chuvas do estado: 131 milímetros em seis horas, segundo a Apac. Índice é maior que a metade do esperado para todo o mês de junho: 233 mm (Foto: Reprodução / WhatsApp)



Boa parte da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata de Pernambuco amanheceu alagada, nesta quinta-feira (25), por conta das fortes chuvas da madrugada. Desde meia-noite, a precipitação é intensa em várias localidades. Comunidades de Rio Formoso e Ipojuca, por exemplo, estão ilhadas. A chuva também provocou transtornos no Recife, Olinda e Paulista.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a chuva chega até a algumas cidades do Agreste e deve continuar ao longo de toda a quinta-feira. O boletim divulgado pela agência nesta madrugada alertava para chuvas intensas, com possível acumulação de mais de 40 milímetros, nas próximas 24 horas. No entanto, em apenas seis horas, o índice de precipitação alcançou os 131 milímetros em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul. O índice é maior que a metade do esperado para todo o mês de junho na cidade: 233 mm.
Em Ipojuca, choveu 124 mm na madrugada, por isso comunidades ficaram completamente alagadas. Moradores precisaram usar botes e jangadas para sair de casa (Foto: Renata Silva / Whatsapp)

A cidade foi a que registrou o maior índice de chuvas, segundo a Apac. Logo em seguida, está Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. A cidade teve 124 mm de chuva e ficou com comunidades totalmente alagadas nesta manhã. No loteamento Antônio Dourado Neto, no centro de Ipojuca, por exemplo, a vendedora Renata Silva precisou usar uma jangada para sair de casa. Outros moradores da área também usaram botes para se locomover.

Perto dali, na Rua Hilda da Costa Monteiro, um canal transbordou. Os moradores contam que a água invadiu as casas da região e danificou os veículos que estavam na rua. “Moro aqui há 17 anos e a água nunca tinha entrado em casa. Mas, desta vez, alagou uns 15 centímetros. Tivemos que subir todos os móveis para não ter prejuízo e acho que a água entrou no motor do carro”, conta o estudante Gabriel Felipe de Lima, que acordou às 2h da manhã com a chuva.
Em Olinda, o terminal de ônibus de Ouro Preto ficou tomado pela água na manhã desta quinta-feira. O carro que tentou passar pelo local acabou quebrado, segundo os moradores (Foto: Reprodução / WhatsApp)

No Grande Recife, foi Olinda que registrou o maior índice de chuvas, segundo a Apac: 61 milímetros. Bairros como Jardim Atlântico, Rio Doce, Bultrins e Ouro Preto tiveram as ruas tomadas por água. Em alguns locais, não foi possível sair de casa. Algumas pessoas que se arriscaram acabaram com o carro quebrado. A chuva também foi forte na cidade do Paulista: 59 milímetros.

Na capital do estado, caiu 45 milímetros em seis horas. A chuva continua na manhã desta quinta, deixando várias ruas alagadas. Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife, há alagamentos em bairros como o Ibura e os Torrões, além de pontos das avenidas Recife, Antônio de Góes, Doutor José Rufino e Abdias de Carvalho.

Na Avenida Agamenon Magalhães, o canal transbordou nas proximidades do Parque Amorim, inundando os dois lados da via. No mesmo local, uma árvore caiu por causa da chuva. O tronco interditou três faixas da avenida, no sentido Olinda, por cerca de uma hora. Por isso, o trânsito ficou lento até que agentes da CTTU transferiram a árvore para o meio-fio da avenida, liberando o fluxo.
Na Avenida Cruz Cabugá, na Zona Norte do Recife, estudantes se equilibraram em grades para chegar à aula sem molhar os pés (Foto: Reprodução / WhatsApp)
Um dos bairros inundados no Recife foi o dos Torrões, na Zona Oeste (Foto: Everaldo Silva / TV Globo)

No Recife, uma árvore caiu na Av. Agamenon Magalhães, na altura do Parque Amorim. O tronco interditou três faixas da avenida por quase uma hora. Depois, foi transferido para o meio-fio (Foto: Ana Regina / TV Globo)

0 comentários: