23/02/2015

DOMINGO DE CHUVAS NO SERTÃO DO PAJEU

 Um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) influencia o Nordeste e gerou nuvens carregadas sobre várias áreas do Nordeste que provocaram chuva forte na tarde deste domingo 22, incluindo o sertão do Pajeú . Estas nuvens estão se formando no litoral e no interior dos estados.
O VCAN é uma circulação especial de ventos observada em torno dos 10 mil metros de altitude. Os ventos giram no sentido horário em torno de um centro fazendo um círculo completo de 360 graus. Mas este movimento horário do ar ocorre numa grande área. As nuvens crescem na parte que está longe do centro do VCAN. Na cidade de Carnaíba (foto acima) a chuva foi intensa e duradoura e o clima ficou frio durante o fim da tarde e toda a noite.
 As chuvas torrenciais que caíram neste domingo atingiram ainda a cidade de  Serra Talhada animando os moradores da zona rural e também na sede. Mas não deixaram de ser registrados alagamentos em vários pontos da cidade, conforme imagens cedidas por Fábio Virgulino ao blog. Mas prejuízo mesmo tiveram moradores do Bairro Ipsep. O asfalto, que já era alvo de críticas, rotulado de “sonrisal”, foi arrancado por conta da chuva, mostrando que de fato era de péssima qualidade.
Já na cidade de Afogados da Ingazeira, uma chuva rápida amenizou o calor insuportável na cidade. A chuva caiu, chorando as dificuldades enfrentadas pelos animais e as famílias que vivem e sobrevivem da fonte poderosa que molha o torrão árido do sertão. Amanha será dia de alegria e as conversas nas ruas. Afogados da Ingazeira, como dezenas de outras cidades da região sofre com a falta de chuva.

Houve registros de chuvas ainda em cidades como Tabira, Iguaracy, Flores e Quixaba. (Cauê Rodrigues, Nill Junior, Fábio Virgulino e Itamar França)

0 comentários: