01/01/2015

Câmara recebe cargo de governador de Pernambuco em frente ao Palácio

Cerimônia começa às 15h, com juramento e discurso na Alepe.
Paulo Câmara segue a pé até o Palácio do Campo das Princesas.

O governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o vice-governador, Raul Henry (PMDB), tomam posse do cargo nesta quinta-feira (1º). A cerimônia de posse do novo governador está prevista para começar às 15h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na Rua da Aurora, região central do Recife. De lá, Câmara segue a pé para o Palácio do Campo das Princesas, onde ocorre a transmissão do cargo.

A expectativa é de que a cerimônia na Alepe dura cerca de uma hora. Na saída de Paulo Câmara da sede do poder legislativo, o trânsito terá bloqueio no cruzamento da Rua da Aurora com a Rua do Riachuelo e no trecho entre a Rua Princesa Isabel com a Rua da União. A previsão é de que a interdição dure cerca de 20 minutos.

Câmara passa ainda em revista as tropas, antes de encontrar o governador João Lyra Neto (PSB) para a cerimônia de transmissão do cargo, que acontece em uma estrutura montada em frente ao Palácio, na Praça da República, região central da capital.

Representantes dos poderes legislativo e judiciário devem estar presentes durante a transmissão do cargo. A chefe do cerimonial do Palácio, Ângela Mota, é quem comanda a cerimônia da Praça da República. A previsão é de que tudo esteja encerrado às 18h.

Perfil
Recifense, Paulo Câmara tem 42 anos e é formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na mesma instituição, tornou-se especialista em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestre em Gestão Pública. Auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), entrou para o governo estadual em 2007, como secretário de Administração. Em 2010, assumiu a secretaria de Turismo e, em janeiro do ano seguinte, a da Fazenda. Nesta última pasta, ficou até o início de 2014, quando foi indicado pelo partido para concorrer às eleições. Foi eleito no primeiro turno, com 68,08% votos válidos -- um total de 3 milhões de votos.

Trânsito
As alterações no tráfego de veículos no entorno do Palácio do Campos das Princesas começaram na terça-feira (30) e algumas seguem até as 14h da sexta (2). O trânsito da Avenida Martins de Barros será totalmente desviado para a Ponte Buarque de Macedo durante toda a quinta (1º). O trecho entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o cruzamento com a Avenida Visconde de Suassuna, na Rua da Aurora, também sofre interdições entre 10h e 17h.

Após a cerimônia na sede do governo, os bloqueios na Rua da Aurora serão liberados. Na sexta (2), o trânsito volta a ser desviado pelo Teatro de Santa Isabel e Palácio da Justiça, em direção à Ponte Princesa Isabel. As interdições da Praça da República devem ser liberadas a partir das 14h, quando a estrutura for desmontada.

Do G1 PE

0 comentários: