O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário da Prefeitura de Petrolina, Jorge Assunção, trouxe para a cidade experiências e conhecimentos adquiridos durante sua participação no Primeiro Diálogo Conjunto de Cidades da América Latina, realizado pela grupo alemão Connective Cities – Equipe Giz, que aconteceu na última semana, na cidade de Cuenca, no Equador.
Orientado pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio, Jorge Assunção representou o município e levou para o encontro a experiência voltada para a qualificação profissional da Central de Cursos (CC), projeto idealizado pelo prefeito e desenvolvido pelas Secretarias de Cidadania e Desenvolvimento Econômico. O projeto visa centralizar num único espaço as informações e inscrições de cursos de capacitação e qualificação profissional ofertadas para a comunidade regional, através de parcerias com programas do governo federal (Pronatec), instituições do Sistema “S”, entre outros organismos.
“Tivemos uma excelente resposta dos gestores à exposição do projeto. A mão de obra qualificada traz retornos positivos para o empregado, o empregador e o município, por isso está em evidência”, comentou o secretário.
Entre as boas práticas que o gestor trouxe para ser aplicada em Petrolina, está o reaproveitamento de resíduos sólidos no aterro sanitário, projeto já implantado na cidade de Jundiaí-SP. O projeto visa estruturar o aterro para receber os detritos sólidos de toda a cidade (advindos da indústria, escolas e construção civil, por exemplo), reciclando o material que retornará para a cadeia de produção – a maior parte dele também para a execução de obras públicas.
Para replicar este ação, alguns membros presentes organizaram um projeto que prevê também a criação de um instituto para promover o nivelamento tecnológico por meio de cursos teóricos e práticos, que serão financiados pela Universidade Alemã que promoveu o encontro. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, de Jundiaí (SP); Martin Silva Chacón, da empresa EmacEP-Jefe Planificação e Gestão de Cuenca, Equador; e Christiane Pereira, doutora da Universidade Técnica de Braunschweing e Instituto Creed do Brasil.
“Durante o encontro pudemos constatar ainda mais que Petrolina está acompanhando os avanços de cidades desenvolvidas dentro e fora do país. Temos um enorme potencial que atrai atenção de investidores e pessoas interessadas em encontrar qualidade de vida, por isso o foco do prefeito Julio é promover um desenvolvimento urbano sustentável”, finalizou o secretário Jorge Assunção.
Cerca de 30 cidades intermediárias, distribuídas em vários países da América Latina, além de municípios alemães, participaram do evento. No Brasil, apenas Petrolina, em Pernambuco, e a cidade de Jundiaí, em São Paulo, foram selecionadas para o evento pelo seu perfil sócio-econômico e boas práticas sustentáveis. O grupo alemão também promoveu o mesmo encontro concomitantemente em outros continentes.
0 comentários:
Postar um comentário