06/12/2014

Central de Cursos de Petrolina ganha destaque em encontro no Equador

Jorge de assunção 1
Esq/Dire: Diretora Geral da Confederação Alemã, o prefeito de cuenca,o secretário de Serviços Públicos de Jundiaí, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrolina, e a doutora da universidade Alemã
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário da Prefeitura de Petrolina, Jorge Assunção, trouxe para a cidade experiências e conhecimentos adquiridos durante sua participação no Primeiro Diálogo Conjunto de Cidades da América Latina, realizado pela grupo alemão Connective Cities – Equipe Giz, que aconteceu na última semana, na cidade de Cuenca, no Equador.
Orientado pelo prefeito de Petrolina, Julio Lossio, Jorge Assunção representou o município e levou para o encontro a experiência voltada para a qualificação profissional da Central de Cursos (CC), projeto idealizado pelo prefeito e desenvolvido pelas Secretarias de Cidadania e Desenvolvimento Econômico. O projeto visa centralizar num único espaço as informações e inscrições de cursos de capacitação e qualificação profissional ofertadas para a comunidade regional, através de parcerias com programas do governo federal (Pronatec), instituições do Sistema “S”, entre outros organismos.
Jorge no Aterro
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrolina
“Tivemos uma excelente resposta dos gestores à exposição do projeto. A mão de obra qualificada traz retornos positivos para o empregado, o empregador e o município, por isso está em evidência”, comentou o secretário.
Entre as boas práticas que o gestor trouxe para ser aplicada em Petrolina, está o reaproveitamento de resíduos sólidos no aterro sanitário, projeto já implantado na cidade de Jundiaí-SP. O projeto visa estruturar o aterro para receber os detritos sólidos de toda a cidade (advindos da indústria, escolas e construção civil, por exemplo), reciclando o material que retornará para a cadeia de produção – a maior parte dele também para a execução de obras públicas.
Para replicar este ação, alguns membros presentes organizaram um projeto que prevê também a criação de um instituto para promover o nivelamento tecnológico por meio de cursos teóricos e práticos, que serão financiados pela Universidade Alemã que promoveu o encontro.  O trabalho foi desenvolvido em conjunto com o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, de Jundiaí (SP); Martin Silva Chacón, da empresa EmacEP-Jefe Planificação e Gestão de Cuenca, Equador; e Christiane Pereira, doutora da Universidade Técnica de Braunschweing e Instituto Creed do Brasil.
“Durante o encontro pudemos constatar ainda mais que Petrolina está acompanhando os avanços de cidades desenvolvidas dentro e fora do país. Temos um enorme potencial que atrai atenção de investidores e pessoas interessadas em encontrar qualidade de vida, por isso o foco do prefeito Julio é  promover um desenvolvimento urbano sustentável”, finalizou o secretário Jorge Assunção.
Jorge de assunção 2
Visitando o aterro sanitário em Cuenca, no Equador
Cerca de 30 cidades intermediárias, distribuídas em vários países da América Latina, além de municípios alemães, participaram do evento. No Brasil, apenas Petrolina, em Pernambuco, e a cidade de Jundiaí, em São Paulo, foram selecionadas para o evento pelo seu perfil sócio-econômico e boas práticas sustentáveis. O grupo alemão também promoveu o mesmo encontro concomitantemente em outros continentes.

0 comentários: