03/11/2014

PROERD FORMA ALUNOS EM TABIRA

 
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em parceria com a Secretaria de Educação de Tabira realizou na tarde da última quinta-feira dia 30 de outubro na Quadra Municipal, mais uma formatura com alunos do ensino fundamental. Foram certificados 309 estudantes, mas o Proerd atendeu no total 2.257 alunos que receberam lições sobre prevenção às drogas lícitas e ilícitas, prevenção ao bullying, estratégias de tomada de decisão e as bases de uma amizade verdadeira. Além da presença dos pais e dos alunos formandos a cerimônia contou com a participação das seguintes autoridades: Prefeito Sebastião Dias Filho, Secretária de Assistência Social Ieda Melo, Secretária de Educação Aracelis Batista Amaral, Secretário de Planejamento Tadeu Sampaio Brito, Coordenador da Banda de Música Pedro de Alcântara, Gerente de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) João Evangelista, Coordenador Regional Proerd Sub Tenente Diolino, Gestores, Coordenadores, Professores, Instrutores Sargentos Sergio, J. Coelho, Soldados Cinthia, Clécia Marques e Messias.


O aluno destaque Gabriel Laurindo declamou também bonitos versos em homenagem ao Proerd com as seguintes estrofes:
POESIA EM HOMENAGEM AO PROERD
O PROERD É MUITO BOM  
PARA TODOS DESSA NAÇÃO 
VEM PRA COMBATER AS DROGAS 
VIOLÊNCIA E DESUNIÃO 
QUE NÃO FAZEM NEM UM BEM 
PARA A NOSSA EDUCAÇÃO 

QUEM APRENDE ESSA LIÇÃO  
COM CERTEZA SE CONSOLA 
SABE COMBATER AS DROGAS  
QUE A TODOS DESCONSOLA, 
E NÃO ACEITA VIOLÊNCIA  
NOS ESPAÇOS DA ESCOLA 

TEM AJUDADO AS ESCOLAS 
O PROERD TODO DIA,  
COMBATE A VIOLÊNCIA  
E A FALTA DE HARMONIA, 
A CRIANÇA AGORA TEM 
O PROGRAMA QUE QUERIA 

AGRADECER EU QUERIA 
ESSE TRABALHO BEM FEITO, 
COM O PROERD A VIOLÊNCIA 
E AS DROGAS NÃO SURTEM EFEITO, 
EU SOU ESTUDANTE DELE 
E ESTOU MUITO SATISFEITO 



A solenidade foi abrilhantada pelo Balé da Escola Estadual Pedro Pires Ferreira que apresentou danças típicas da nossa cultura. Tivemos ainda a premiação do aluno Gabriel Laurindo pela melhor redação proerd. O Prefeito Sebastião Dias parabenizou a Polícia Militar de Pernambuco pelo trabalho desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação e enalteceu o empenho da gestão municipal no cuidado das crianças e adolescentes. Por sua vez, o Coordenador da GPAC João Evangelista agradeceu ao gestor municipal pelo apoio recebido e afirmou que Tabira vem sendo exemplo na prevenção às drogas e à violência em nosso estado. Da mesma forma o Sargento Sergio, instrutor Proerd na cidade, agradeceu o apoio recebido especialmente da secretaria de educação, dos gestores, coordenadores e professores no desenvolvimento do programa.


O Proerd foi criado nos Estados Unidos em 1982 e logo depois outros países, inclusive o Brasil, passaram a desenvolver o programa nas escolas. As instruções são aplicadas por policiais militares devidamente capacitados que em sala de aula passam a mensagem de prevenção de forma lúdica e pedagogicamente voltada às idades das crianças e jovens.

0 comentários: