04/10/2014

MORRE, AOS 77 ANOS, O ATOR HUGO CARVANA


Morreu, aos 77 anos, Hugo Carvana; recentemente, Carvana recebeu uma homenagem durante o Festival de Cinema, do Rio de Janeiro, por conta do longa-metragem Vai trabalhar, Vagabundo, exibido em 1973; Carvana chegou a dirigir filmes famosos como Não se Preocupe, Nada vai dar Certo(2009), Casa da Mãe Joana (2007), O Homem Nu (1996), Bar Esperança, o Último que fecha (1982) e Se Segura, Malandro (1977)
PE-247

Portal EBC - O ator e diretor Hugo Carvana morreu na manhã deste sábado (4) na zona sul do Rio de Janeiro, segundo informações do Hospital Pró-Cardíaco onde estava internado desde o último domingo (28). A família não autorizou o hospital a divulgar a causa da morte. O horário e local do sepultamento ainda não foram informados.

Cinema

Nascido em Lins de Vasconcelos, zona norte do Rio, Hugo Carvana de Holanda, iniciou sua trajetória no cinema como ator fazendo figuração nas chanchadas da Atlântida. Na década de 50, atuou em seu primeiro filme do Cinema Novo, Os Fuzis (1964), de Ruy Guerra, e seguiu atuando em filmes dessa corrente nas próxima década, tendo participado de Terra em Transe (1967) de Glauber Rocha, um de seus pricipais expoentes.

No primeiro filme que dirigiu para o cinema, Vai Trabalhar Vagabundo (1973), Carvana ganhou o Kikito de ouro de melhor filme no Festival de Gramado.

Televisão

Em 1975, Carvana foi convidado para atuar em sua primeira novela de televisão, Cuca Legal de Daniel Filho. Foi no segmento das novelas televisivas que Carvana se popularizou como ator.

0 comentários: