11/10/2014

Ibope e Datafolha divulgam pesquisa sobre 2º turno da disputa presidencial

Pesquisas indicam empate técnico entre Aécio Neves e Dilma Rousseff.
O nível de confiança é de 95%.



O Ibope divulgou a primeira pesquisa sobre o segundo turno da eleição para presidente da República - encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Pela primeira vez, Aécio Neves, do PSDB, aparece em vantagem numérica sobre Dilma Rousseff, do PT - com os dois empatados tecnicamente. O nível de confiança é de 95%.

Aécio Neves, do PSDB, está com 46%. Com a margem de erro, tem 44% a 48%. Dilma Rousseff, do PT, está com 44%. Com a margem de erro, tem de 42% a 46%. Aécio e Dilma estão, portanto empatados tecnicamente, dentro da margem de erro. Votos brancos e nulos somam 6%. Os que não souberam ou não responderam são 4%.

Votos válidos
O Ibope também realizou a pesquisa apenas com votos válidos - desprezando os votos brancos, nulos e o percentual de indecisos. É dessa forma que o Tribunal Superior Eleitoraltotaliza os votos.

Aécio Neves está com 51%. Com a margem de erro, tem 49% a 53%. Dilma Rousseff está com 49%. Com a margem de erro, tem de 47% a 51%. Aécio e Dilma estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores, na terça e na quarta-feira.


O Datafolha também divulgou a primeira pesquisa para presidente no segundo turno. Ela foi encomendada pela TV Globo e pela Folha de S. Paulo.

Aécio Neves aparece em vantagem numérica sobre Dilma Rousseff, com os dois tecnicamente empatados, dentro da margem de erro. O nível de confiança é de 95%.

Significa que, se forem realizados cem levantamentos, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista - de dois pontos para mais ou para menos.

Aécio Neves, do PSDB, está com 46%. Com a margem de erro, tem 44% a 48%. Dilma Rousseff, do PT, está com 44%. Com a margem de erro, tem de 42% a 46%. Votos brancos e nulos somam 4%. Os que não souberam ou não responderam são 6%.

Portanto, os dois candidatos estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro.

Votos válidos
Aécio está com 51%. Com a margem de erro, tem de 49% a 53%. Dilma Rousseff, do PT, está com 49%. Com a margem de erro, tem de 47% a 51%. O Datafolha ouviu 2.879 eleitores, nos dias 8 e 9 de outubro.

0 comentários: