28/09/2014

SERRA TALHADA VAI TER O 1º HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO‏

A ONG "Animal Feliz", em Serra Talhada, sertão de Pernambuco comemora a ação da Prefeitura Municipal que está finalizando a instalação do que segundo o presidente da ONG, Ivan Rui Rodrigues de Lima ( Neguinho), será o primeiro Hospital público para animais do Estado. 

"É uma grande vitória", declarou Neguinho, comemorando a parceria que sua ONG fez com a prefeitura municipal, "foi a maior parceria que poderíamos ter feito, agora, depois de quase já 10 anos de existência, estamos podendo de fato acudir os animais abandonados, dando um tratamento carinhoso e atencioso a estes nossos pequenos amigos", disse ele sem esconder a emoção.

A Prefeitura de Serra Talhada, através do Núcleo de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem fazendo uma reforma profunda no centro de Zoonose do município para atender as necessidades da ONG que inclusive passará a ter uma sala no setor.

Sob a responsabilidade do Dr. Jackson Tenório, veterinário da Prefeitura e responsável pelo centro de Zoonose, os animais recolhidos em toda região estão recebendo um tratamento digno de hospitais particulares.



Em um ambiente extremamente higienizado e com alimentação farta, os animais passam por baterias de exames e em breve por cirurgias no bloco cirúrgico que está em fase de acabamento, com direito a sala de pós-operatório, especialmente para as fêmeas.

Segundo informações de Aron Lourenço, secretário adjunto de Saúde do município, a função da Zoonose não é o de exterminar animais, " como dizem por aí, essa não é nossa função, nossa função é tirar os animais que apresente doenças nocivas para população", diz ele.

Ainda segundo Aron, todos os animais recolhidos passam por uma rigorosa triagem e, se detectado que está sadio, no caso de animais de rua, é esterilizado e depois de 72 horas é solto, "são raros os casos de se necessitar o sacrifício dos animais".

Muitos animais, principalmente cadelas que pariram recente são recolhidos pela ONG "Animal Feliz" e levado para o Centro, lá recebem o devido tratamento e os filhotes e a própria cadela ficam a disposição de quem deseja adotar, a adoção, explica Aron, pode ser feita através da ONG que cadastra os interessados.

O Município disponibiliza também todos os serviços para os animais domiciliados, para isso já está providenciando um serviço de atendimento telefônico, que ficará sob a responsabilidade do Centro de da "Animal Feliz", "é só o dono ligar e iremos até o domicílio, se necessário traremos o animal, se não faremos o atendimento no próprio domicílio", explica Aron.

Com tudo isso, a "Capital do Xaxado" será a primeira cidade de Pernambuco que terá um hospital público para cuidar dos seus animais.
(POR CAUÊ RODRIGUES)

0 comentários: