21/09/2014

Lajedense faz PL sobre programa de preparo para Enem e irá ao Congresso

Pernambucanos foram selecionados para participar, no Congresso Nacional, em Brasília (DF), do Parlamento Jovem Brasileiro, deste domingo (21) até a sexta-feira (26). A escolha ocorreu a partir de projetos de leis criados por eles mesmos. De Lajedo, Agreste do estado, o adolescente Adeilson Alves, de 16 anos, preparou o Programa Nacional Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Pronape), que deve entrar em pauta na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
Serviço será como um reforço para estudantes da
rede pública (Foto: Adeilson Alves/ VC no G1)

Este PL pretende fomentar aulas para alunos selecionados da rede pública aos fins de semana, com professores locais e materiais didáticos, além de sugerir a criação de um portal com "biblioteca virtual, tutor online, bate-papo, guia de tira dúvidas, vídeo-aulas, solução de provas, fórum de discussão". Estudante do ensino médio na Escola Estadual Jornalista Manuel Amaral, ele analisou o funcionamento de cursinhos preparatórios como o Prevupe, destinado a quem deseja ingressar na Universidade de Pernambuco (UPE).

(O tema desta matéria foi sugerido ao G1 por internautas. Encaminhe também sua colaboração pelo VC no G1)

Indagado sobre a possibilidade de análises negativas ao PL, vindas de quem acredita ser melhor focar em investimentos à educação básica, Adeilson Alves defende que o Pronape é uma medida de correção a maus costumes em unidades de ensino. Assim, para ele, os alunos precisam resgatar o conteúdo perdido. "Em escolas públicas, os estudantes não estão habituados aos modelos do Enem, que trabalha com questões de lógica, e alguns assuntos são passados rapidamente, em 'pinceladas'. E em muitas vezes estes assuntos surgem de forma profunda no exame". Tais argumentos, o lajedense defende com base em pesquisas feitas em escolas locais e pela internet.

A família dele está contente com a possibilidade de o filho contribuir à democracia e ao desenvolvimento educacional do país. "Esse projeto, se aprovado, vai beneficiar jovens que não têm oportunidades, até na realidade de Lajedo, onde muitos têm pensamentos altos. E a gente tem que fazer com que cheguem lá. Para mim, é um orgulho. Não somente ele, como também os outros filhos que tenho", comemora Ademar Alves, de 41 anos, pai de Adeilson.

Câmara dos Deputados
Em Brasília, Adeilson Alves vai conhecer os futuros colegas - além dos conterrâneos deCorrentes, Garanhuns e Recife, com quem já se encontrou. Juntos, participarão de oficinas para melhor entender o funcionamento da Casa e, na sequência, serão empossados como parlamentares jovens e devem se responsabilizar por relatar o projeto de um colega. Este poderá sugerir emendas e deve ouvir a defesa do jovem que redigiu o texto.

Exigente, o lajedense já prevê que o PL precisa de emenda para melhor esclarecer condições de trabalho e pretende conversar isto com o jovem relator. Independentemente da aprovação ou não do Pronape, Adeilson reconhece que não era muito atento à política do país, mas pensa em "se candidatar a vereador, primeiramente, quando chegar a idade". E, caso não seja eleito, promete não deixar de acompanhar a organização social.

Professora de Filosofia da escola onde ele estuda, uma das responsáveis também por convidar ele e colegas para fazer projetos de lei, Fernanda Figueiredo diz que Adeilson é participativo e tem notas boas. "Para a gente como professor, a seleção é gratificante. Tenho certeza de que ele continuará empenhado, não somente agora".
Jovens de Correntes, Garanhuns e Recife também foram selecionados para o Parlamento Jovem
(Foto: Adeilson Alves/ Arquivo Pessoal)

Do G1 Caruaru

0 comentários: