01/07/2014

VEREADOR MANOEL OLÍMPIO COBRA AÇÃO CONTRA O ASSOREAMENTO E A FALTA DE SENSIBILIDADE COM OS IRRIGANTES NA BARRAGEM DO ROSÁRIO

Na sessão da última terça, dia 24 de junho, na Câmara de Vereadores de Iguaracy, o vereador Manoel Olímpio de Siqueira (PSB), apresentou sua insatisfação no que se refere aos cuidados e manutenção da barragem do Rosário. Manoel cobrou providências dos órgãos que administram o açude, abordando principalmente o quesito Assoreamento, que é de suma importância para o manancial.

Contraste: Crescimento do mato na barragem meses atrás
Atual situaçãoDurante seu espaço, o vereador relatou a sua indignação com a situação de desprezo que se encontra um dos mais importantes açudes da região. Além do baixo nível de água, a falta de ações contra o assoreamento, que já foi discutido em outra situação na Câmara Legislativa, onde ficou acordado entre os órgãos fazer melhorias e cuidar da manutenção do açude, porém nada foi feito. “A situação é de abandono, é triste”, relatou Manoel.


Vale lembrar. O assoreamento é o processo em que observa-se no leito dos rios, acúmulo de detritos, lixo entulho e outros , no fundo dos rios e lagoas interferem na topografia de seus leitos impedindo-os de portar cada vez menos água, provocando seu transbordamento em épocas de grande quantidade de chuvas. No caso do Rosário, existe também uma grande quantidade de mato e árvores no entorno da parede, o que aumenta ainda mais a sensação de abandono.

De acordo com o vereador, a barragem foi construída para socorrer os agricultores do nosso município nas épocas de grandes secas, teria sido o principal motivo da construção, o objetivo era alavancar a produção agrícola e gerar renda e emprego. Com o passar dos anos e o crescimento das áreas urbanas, a COMPESA passou a abastecer as cidades vizinhas, se preocupando apenas em vender a água.

Manoel Olímpio lembrou de Ângelo Ferreira, atualmente Deputado Estadual, no período em que foi Secretário de Agricultura do estado, segundo o vereador, Ângelo fez um levantamento de topografia para desenvolver um projeto de irrigação no açude, mas após a gestão do então secretário, o assunto foi esquecido.


Atualmente a produção agrícolas caiu à zero, praticamente não existe mais, não só pelo baixo nível de água do manancial, mas também pela falta de incentivo e apoio aos irrigantes. Por fim, o vereador fez um apelo aos demais companheiros do legislativo, pedindo apoio e discussão do assunto com mais intensidade. Em entrevista, Manoel nos informou que vai entrar com um requerimento, solicitando ao gestor municipal, cobrar dos órgãos competentes os devidos cuidados e a limpeza do açude. “A barragem do rosário é a mãe dos municípios do Pajeú, é necessário que todos participem da limpeza”, disse o vereador. (Por Bruno Júnior)

BLOG TV WEB SERTÃO

0 comentários: