A partir desta sexta-feira (06 de junho), a Operação Trânsito Seguro, do DETRAN-PE, dá início a um novo formato de blitz: a blitz eletrônica. Este novo tipo de fiscalização vem auxiliar a blitz tradicional, incorporando a ela a tecnologia de reconhecimento eletrônico de placas. O projeto contribui para detectar com mais rapidez veículos que apresentam irregularidades, a exemplo de suspeita de roubo e de clonagem, além de agilizar a abordagem dos condutores, colaborando para a fluidez do trânsito. O DETRAN-PE adquiriu duas centrais móveis de fiscalização eletrônica, uma para atuar em Recife e Região Metropolitana (RMR) e a outra para atuar no Interior do estado.O sistema de fiscalização eletrônica está instalado em viaturas de médio porte, dotadas de câmeras com sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), além de notebook e rádio-transmissores, por meio dos quais a equipe alocada nas centrais móveis de fiscalização pode se comunicar com agentes de trânsito situados posicionados em diferentes locais. O raio de ação das câmeras é de 100 metros e elas são capazes de capturar a imagem de 4 placas a cada segundo.
A imagem captada pelas câmeras é automaticamente transmitida para o computador da central eletrônica de fiscalização. Os dados da placa são lidos e confrontados com o banco de dados do DETRAN. No mesmo momento, são fornecidas informações associadas ao registro do veículo, como por exemplo:
Se o veículo está com o Licenciamento regularizado
Se o veículo é suspeito de roubo ou de clonagem
Se o veículo possui alguma restrição judicial ou mandado de busca e apreensão
O sistema de fiscalização eletrônica mostra, para o agente de trânsito que estiver ao computador, o tipo de irregularidade do veículo por meio das cores verde e vermelha, aludindo às cores do semáforo e seus respectivos significados:
Verde indicando a ausência de irregularidades
Vermelho indicando que o veículo está irregular
O agente de trânsito presente na central de fiscalização eletrônica repassa a informação para os agentes localizados na blitz de abordagem presencial.
Com isso, o tempo de abordagem será consideravelmente reduzido, tendo em vista que, de posse da informação sobre a regularidade ou irregularidade do veículo, bastará ao agente verificar, na abordagem presencial, o porte dos documentos e o cometimento de alguma infração, a exemplo da alcoolemia.
Outra vantagem é que a detecção prévia de irregularidades pela central de fiscalização eletrônica, permite que o agente que estiver realizando a blitz de abordagem possa emitir com maior celeridade a notificação de infração, além de, prontamente, conforme a irregularidade detectada, recolher o veículo, levando-o ao depósito do DETRAN-PE.
A central de fiscalização eletrônica é capaz de monitorar vias de mão única e dupla, cruzamentos, entroncamentos e bifurcações, capturando as imagens dos veículos com qualidade, realizando o reconhecimento de placas dianteiras ou traseiras, independentemente da luminosidade ambiente, permitindo assim operações diurnas e noturnas.
Fonte: http://www.detran.pe.gov.br/
Vermelho indicando que o veículo está irregular
O agente de trânsito presente na central de fiscalização eletrônica repassa a informação para os agentes localizados na blitz de abordagem presencial.
Com isso, o tempo de abordagem será consideravelmente reduzido, tendo em vista que, de posse da informação sobre a regularidade ou irregularidade do veículo, bastará ao agente verificar, na abordagem presencial, o porte dos documentos e o cometimento de alguma infração, a exemplo da alcoolemia.
Outra vantagem é que a detecção prévia de irregularidades pela central de fiscalização eletrônica, permite que o agente que estiver realizando a blitz de abordagem possa emitir com maior celeridade a notificação de infração, além de, prontamente, conforme a irregularidade detectada, recolher o veículo, levando-o ao depósito do DETRAN-PE.
A central de fiscalização eletrônica é capaz de monitorar vias de mão única e dupla, cruzamentos, entroncamentos e bifurcações, capturando as imagens dos veículos com qualidade, realizando o reconhecimento de placas dianteiras ou traseiras, independentemente da luminosidade ambiente, permitindo assim operações diurnas e noturnas.
Fonte: http://www.detran.pe.gov.br/
(Pajeú on-line)






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