05/06/2014

Aline quer que o Recife se torne referência no combate ao tráfico de órgãos e seres humanos



A audiência pública que debateu o tráfico de órgãos e seres humanos no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife na manhã de hoje (05/06), além de informar a respeito do tema, trouxe uma série de encaminhamentos que reforçam o papel do município no combate a estes crimes. De autoria conjunta dos vereadores Aline Mariano e Aerto Luna, o debate contou com a presença de representantes da Central de Transplantes de Pernambuco; Polícia Civil; Ministério Público de Pernambuco; Secretaria das Mulheres do município; Arquidiocese de Olinda e Recife; e Secretaria de Defesa Social do Estado.

Foi consenso entre os participantes da mesa a gravidade do tema e a necessidade de criar uma força tarefa que envolva diversos órgãos nas diversas esferas governamentais, além da sociedade civil e entidades. “Não podemos esperar apenas pelas ações dos governos federal e estadual. Já sabemos o perfil dos traficantes e como eles atuam, então porque não fazer o caminho inverso, chegar aos grupos de risco e promover ações educativas e preventivas”, questionou Aline Mariano.

“Quando chega um número expressivo de estrangeiros na cidade, ações integradas de caráter preventivo tornam-se ainda mais urgentes e necessárias”, ressaltou a parlamentar. A vereadora avisou durante a audiência que irá preparar um pedido para a Prefeitura do Recife, afim de conhecer o calendário de ações preventivas programados, com destaque para as atividades do período da Copa, quando teremos um aumento significativo na circulação de estrangeiros no país. “Quero um detalhamento dos profissionais que atuam nas ações, secretarias envolvidas, o papel de cada secretaria, datas e locais das atividades. Vou fiscalizar para ter certeza de que o papel do município seja cumprido com êxito”, informou Aline.



A vereadora também pretende pressionar a Prefeitura para a criação de campanhas publicitárias emergenciais para o período da Copa, além de criar, em parceria com o vereador Aerto Luna, um projeto de lei que regulamente a responsabilidade do município no tocante ao tema, e torne o Recife uma referência nacional no combate ao tráfico de órgãos e seres humanos. “Vamos trazer este assunto para o debate na Câmara outras vezes, convidando inclusive lideranças comunitárias e Conselhos Tutelares para atuarem conosco como multiplicadores de conhecimento. O vereador é o político mais próximo da população e a Casa de José Mariano não pode se furtar a esta responsabilidade”, finalizou Aline.

Fotos:Gianny Melo

0 comentários: