19/05/2014

PROFESSORES DE TABIRA DEBATEM COM ALUNOS NA ESCOLA ARNALDO ALVES SOBRE O NAZISMO

Os professores Dedé Rodrigues, Marcos Vinícius e o formando em Historia, 8º período, FAFOPAI, Glauber Albuquerque, debateram, a convite do primeiro, o nazismo nos 3º Ensino Médio B e C da Escola Arnaldo Aves Cavalcanti, na última quarta-feira, 14 de maio de 2013. Leia abaixo um resumo do debate e veja as fotos dos alunos.
O debate serviu como estágio para o professor Glauber, mas também para cumprimento do componente curricular de História, 2º bimestre, que propõe que os professores trabalhem a compreensão dos alunos sobre os regimes totalitários, o nazi-fascismo e o desrespeito aos direitos humanos por pessoas que viveram naquela época.

O debate foi precedido em aulas anteriores nestas mesmas turmas de uma pesquisa dos alunos com diversos recortes do Jornal do Comércio que tratava sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil. Os alunos fizeram um resumo desta pesquisa e, ainda assistiram ao filme A Lista de Schlindler que mostra o horror sofrido pelos judeus, deficientes, velhos, crianças, comunistas, democratas, entre outras pessoas, todas “descartáveis” pelo regime tirano.

O formando Glauber Albuquerque fez um histórico da trajetória de Hitler até chegar ao poder na Alemanha. Falou das características do Nazismo e a sua semelhança com o fascismo também existente em diversos países antes e durante a 2ª Guerra Mundial. Lembrou do massacre de milhões de Judeus por este sistema. Contextualizou o nazismo com a perseguição aos nordestinos em São Paulo por grupos neonazistas e citou também o caso da Ucrânia atualmente, onde já têm grupos simpatizantes desta ideologia no poder e promovem um massacre à população de origem russa no leste daquele país.

O Professor Marcos Vinícius reforçou os argumentos de Glauber falando do perigo da volta do nazi fascismo com os grupos “carecas do asfalto” entre outros que estão surgindo em São Paulo e no Brasil. Pediu aos alunos que conheçam a história para não permitir que este tipo de regime volte a acontecer no mundo e nem no Brasil.

O professor Dedé Rodrigues disse que este tipo ideologia política se desenvolve com as crises do sistema capitalista. Foi o que ocorreu no período anterior a 2ª Guerra Mundial e é o que está acontecendo agora no caso da Ucrânia. Estamos diante de uma nova crise do sistema capitalista que já se arrasta por 7 (sete) anos. Na Ucrânia há inúmeras denúncias de que os Estados Unidos, por intermédio da CIA, estão financiando mercenários assassinos do povo de origem russa, como foi o caso do massacre de dezenas de pessoas, inclusive crianças, que ficaram presas num prédio recentemente devido a um incêndio que pode ter sido provocado por estes grupos assassinos mesmo. Até no caso de Hitler, as potências imperialistas ocidentais da época fizeram “corpo mole” para o rearmamento da Alemanha e também não reagiram de imediato quando ele começou a invadir alguns países. E concluiu dizendo que o mundo é um lugar muito perigoso para se viver hoje. Cabe ao professor educar as novas gerações para a conquista de mais democracia no Brasil e mais liberdade. No caso do mundo, povos e nações precisam ter uma postura de enfrentamento ao imperialismo, particularmente, aos Estados Unidos que vivem espionando, dividindo e invadindo nações para dominá-las. É preciso os jovens terem conhecimento do perigo de guerras que nos cerca. É preciso as novas gerações desenvolverem uma cultura de paz e de respeito aos diretos humanos e que lutem por uma nova sociedade livre do capitalismo e da praga do nazismo. Por Dedé Rodrigues

(Tabira Noticías)















0 comentários: