29/03/2014

Prazo do cadastramento biométrico não será prorrogado em Pernambuco

Segunda-feira (31) é o último dia para fazer o cadastramento biométrico em Pernambuco. Em 35 cidades, incluindo a capital, Recife , a identificação do eleitor no momento do voto agora será feita por meio da leitura de impressões digitais - daí a necessidade do cadastro. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco(TRE-PE), não há previsão de mutirão nesta reta final do prazo.

Prevendo o aumento da procura nos próximos dias, o TRE-PE fez menos agendamentos para o fim de semana, visando as pessoas que chegam espontaneamente, sem marcar hora. “Só na Rui Barbosa [sede do TRE, maior posto], houve redução de quase 70% nas marcações. Disponibilizei apenas 30% das vagas com hora marcada porque muita gente ainda prefere ir direto, sem agendar”, explica Raquel Salazar, 
coordenadora da biometria no estado. Ela lembra que mesmo para quem tem prioridade, a marcação ainda é mais vantajosa, uma vez que nos postos haverá outras pessoas na mesma situação e elas precisarão aguardar, entre si. “Existe prioridade melhor do que chegar e ser atendido no horário?”, diz Raquel.

Na segunda-feira (31), último dia, os onze postos vão funcionar de 8h às 18h. “Esse prazo não vai mais ser prorrogado porque ele é do TSE [Tribunal Superior Eleitoral]”, avisa a coordenadora da biometria. Para o atendimento, é preciso levar um documento oficial - habilitação, RG, carteira de trabalho - e um outro que comprove o vínculo com a cidade - extrato bancário, notas fiscais, contas de água, luz, telefone, cartão de crédito. Basta levar a original, não precisa tirar cópia.

Até o fim do dia na quinta-feira (28), 1.878.207 haviam sido atendidas em todo o estado desde o dia 8/11/2012, quando começou oficialmente o recadastramento no estado – a primeira cidade foi o Recife e as demais foram iniciando gradualmente. “Recife essa semana vai ter atendido mais de 40 mil [ao fim desta sexta-feira]”, diz Raquel. Na capital, faltam se cadastrar mais de 180 mil pessoas (números da quinta-feira).

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário