13/02/2014

TRANSNORDESTINA TEM 22% DE CONCLUSÃO EM OITO ANOS


Após quase oito anos em construção, a Ferrovia Transnordestina apresenta um índice de conclusão de apenas 22% dos 1.728 quilômetros planejados, com apenas 383 km prontos; Além do atraso no cronograma, as obras de engenharia da ferrovia também se encontram paradas há quatro meses, aumentando o adiamento da conclusão das obras, projetando a entrega apenas no começo de 2017

Após quase oito anos em construção, a Ferrovia Transnordestina apresenta um índice de conclusão de apenas 22% dos 1.728 quilômetros planejados, com apenas 383 km prontos. Além do atraso no cronograma, as obras de engenharia da ferrovia também se encontram paradas há quatro meses, aumentando o adiamento da conclusão das obras , que poderá ser entregue apenas no começo de 2017. As informações foram divulgadas pelo Ministério dos Transportes.



Os canteiros se encontram parados desde a saída da empreiteira Odebrecht do projeto, em outubro de 2013. O motivo da saída seria devido a impasses no contrato com a empresa responsável pela execução da obra, a Transnordestina Logística S.A (TLSA). A construção deveria ter sido retomada após o anúncio da companhia que iria substituir a Odebrecht, mas até o momento, nenhuma empresa foi apresentada para substitui-la.

Além da paralisação do serviço, a TLSA ainda enfrenta dificuldades quanto ao prazo de conclusão da ferrovia. Em outubro do ano passado, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) determinou um prazo de 36 meses para conclusão da malha ferroviária, levando a data final da construção para setembro de 2016. Sem o anúncio da empresa substituta da Odebrecht, no entanto, o prazo final deve se estender para o primeiro semestre de 2017, caso as obras sejam retomadas imediatamente.

Em nota, a TLSA informou que o ritmo das obras na Transnordestina crescerá nas próximas semanas. “Equipes, materiais e equipamentos estão sendo mobilizados para as novas frentes de trabalho que estão sendo instaladas”, informou o texto. A construção da Transnordestina foi iniciada em junho de 2006, com orçamento inicial de R$ 4,5 bilhões. Atualmente, este valor foi corrigido para cerca de R$ 7,5 bilhões.

Prevista inicialmente para ser entregue em 2007, a Transnordestina, ligará, quando concluída, o Sertão nordestino aos portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará. A construção é dividida em cinco frentes: Missão Velha (CE) – Salgueiro (PE) (com 96 km de extensão), Salgueiro (PE) – Trindade (PE) (163 km), Trindade (PE) - Eliseu Martins (PI) (420 km), Salgueiro (PE) – Suape (PE) (522 km) e Pecém (CE) - Missão Velha (CE) (527 km).

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