13/02/2014

Festival Viva Dominguinhos' pretende reunir artistas do forró tradicional

O Festival Viva Dominguinhos deve ocorrer nos dias 25, 26 e 27 de abril em Garanhuns, no Agreste pernambucano. Lançado nesta quarta-feira (12), quando o garanhuense completaria 73 anos, o evento pretende reunir amigos e discípulos que preservem os aspectos do forró tradicional, marcado pela sanfona, triângulo e zabumba.
Praça Mestre Dominguinhos era chamada Praça
Guadalajara. (Foto: FH Studios/ PMG)

Segundo a assessoria de imprensa, a comemoração será realizada anualmente na Praça Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara) e foi escolhido o mês de abril porque é quando a temperatura na 'Cidade das Flores' começa a ficar bem mais amena. Também será outra oportunidade para compor a grade de festivais do município, que conta com o aclamado Festival de Inverno, além do Jazz Festival, Festival da Jovem Guarda, Festival de Teatro, Festa do Caju de Miracica, Luau Quatro Estações, Festival de Literatura, Motofest e Natal Luz.

Comemorações
Garanhuns festeja nesta quarta-feira aniversário de nascimento de José Domingos de Moraes, o Dominguinhos. Ele morreu em julho de 2013 e o corpo foi levado em setembro para a terra natal. A última parte da comemoração será uma missa às 19h30, na Catedral de Santo Antônio.

Durante a manhã, o músico Mourinha do Forró homenageou o sanfoneiro no mausoléu, no Cemitério São Miguel. Ele cantou “Saudade de Dominguinhos”, canção biográfica que também retrata o sentimento dos discípulos. Em frente à prefeitura, apresentaram-se a Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo e um grupo de sanfoneiros. Neste local ainda foi lançada a votação para escolha do local onde ficará a estátua do mestre, feita pelo artesão José Veríssimo. Ela será inaugurada durante o 'Festival Viva Dominguinhos'.
Mourinha cantará 'Saudade de Dominguinhos', no
mausoléu (Foto: Jael Soares/ G1)

Por volta do meio-dia, foram exibidos trechos exclusivos do documentário “Dominguinhos” e da websérie “Dominguinhos +”. O primeiro tem imagens do sanfoneiro contando a própria história e o segundo traz depoimentos de parceiros dele, como Yamandu Costa, Hermeto Pascoal, Djavan, Lenine, João Donato e Gilberto Gil.

Via internet, na página oficial no Facebook, a prefeitura está ainda lançando cartões com trechos do livro “O Neném de Garanhuns”, do historiador Antônio Vilela, conhecido por retratar temas do Agreste e Sertão do estado, como em “O incrível mundo do cangaço”. A obra que trata da vida de garanhuense está prevista para ser lançada neste ano. O mesmo deve ocorrer com aqueles vídeos, produzidos pela paulistana Big Bonsai.

G1-PE

0 comentários: