O ano de 2014 começou com uma notícia que tem agradado a motoristas e motociclistas: o anúncio da redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para andar com o veículo legalizado é preciso estar em dia com o imposto.
O IPVA é formado pelas taxas de licenciamento, dos bombeiros e do seguro Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). O DPVAT é um seguro que cobre despesas e paga indenizações para quem se envolve em acidentes.
A redução no valor do IPVA pode chegar até a 4,62%, mas estes números podem variar de acordo com o ano e modelo do automóvel. Veículos fabricados antes de 2009, por exemplo, têm um valor fixo: R$ 36 para motos e R$60 para carros. “Naturalmente, de um ano para outro tem a depreciação do bem. Essa depreciação é lançada no mercado. Como o valor do veículo cai, o valor do imposto também sofre essa redução”, explicou diretor da 4ª Ciretran, Joaquim Queiroz.
O Detran ainda oferece a opção de pagar o IPVA de uma só vez, com desconto de 5%. Também é possível parcelar o valor. “ A partir do dia sete de março pode ser feito o pagamento dividido. Mas aqueles que quiserem antecipar é só entrar no site do Detran ou procurar um dos postos de atendimento para solicitar o pagamento único”, disse Queiroz.
(Do G1 Caruaru)
0 comentários:
Postar um comentário