Os Jovens tabirenses Welton Feitosa e Sinval Vinícius Barbosa estiveram MEDIANDO/FACILITANDO a II Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente que aconteceu entre os dias 28,29,30 e 31 de outubro deste, na cidade de Gravatá a nível estadual. Convidados pela Secretaria Estadual de Educação, departamento de GEDH (Gerência de Educação em Direitos Humanos e Diversidade) pela pessoa de Walkyria Prado. Atualmente, eles são membros do Coletivo Jovem Meio Ambiente. A Conferência teve seu processo bem detalhado e longo com vários participantes (Alunos/Professores), desde a ideia ao trabalho com os professores das várias redes de Ensino (Municipal, estadual e privada) e diversas cidades de Pernambuco. Dos 17 facilitadores desta Conferência dois eram tabirenses e os demais das outras sub-regiões de Pernambuco. Vale lembrar que participaram do processo as 17 GRES (Gerências Regionais de Educação), 200 delegados (Alunos e alunas),professores, técnicos das GRES, representantes dos Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Meio Ambiente (MMA) e COE-PE juntamente com toda Equipe de Organização . Durante o momento foram apresentados os projetos pelos alunos(as) trabalhados nas escolas a partir dos elementos ÁGUA, TERRA, AR e FOGO, visando assim ESCOLAS SUSTENTÁVEIS DE PERNAMBUCO, destes foram eleitos os quatro melhores projetos e 27 delegados para irem representar o Estado de Pernambuco na IV Conferência Nacional de Meio Ambiente que acontecerá agora no mês de novembro em Brasília. O processo de escolha dos projetos e delegados é de forma democrática, cada Regional ficou com um dos 17 facilitadores, da GRE de Afogados da Ingazeira o processo de eleição foi mediado por Welton Feitosa, com alunos/professores das cidades de Tuparetama, São José do Egito, Afogados, Carnaíba(Comunidade Quilombola), Iguaraci, Quixaba e Santa Cruz da Baixa Verde, desta vez, o aluno Francisco da cidade de Iguaraci foi eleito e representará a GRE do Sertão do Alto Pajeú em Brasília na IV Conferência NAcional, é válido lembrar que em 2008, o processo aconteceu para escolha de delegados e foi representado pelo aluno Sinval Vinícius (EPPF).
Com processo de interação e de ideias para um mundo melhor e de Escolas Sustentáveis, necessita-se do engajamento e da participação de todos na construção de pensamentos e ações de pessoas preocupadas com o Meio Ambiente.
Com processo de interação e de ideias para um mundo melhor e de Escolas Sustentáveis, necessita-se do engajamento e da participação de todos na construção de pensamentos e ações de pessoas preocupadas com o Meio Ambiente.
0 comentários:
Postar um comentário